Parque Estadual Serra do Mar registra presença de onça-pintada

Felino foi flagrado por câmeras instaladas no Núcleo Curucutu; em agosto de 2015, foi registrada a presença do gato mourisco (Puma yagouaroundi), também ameaçado de extinção

seg, 29/02/2016 - 20h02 | Do Portal do Governo

O Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar está em festa. Depois de registrar, em agosto de 2015, a presença do gato mourisco (Puma yagouaroundi), também ameaçado de extinção, a recente confirmação da presença da onça-pintada (Panthera onca) na Unidade de Conservação deixou a equipe técnica para lá de animada e orgulhosa.

A onça-pintada que aparece nas imagens aparenta ser um indivíduo adulto. Dois registros foram feitos, um em dezembro de 2015 e outro em janeiro de 2016, por armadilhas fotográficas que estão sendo utilizadas no projeto “Ecologia da onça-parda em remanescentes de Mata Atlântica e Cerrado nas Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista”. Não há registro da onça-pintada há muitos anos no PESM.

Pesquisa científica

O projeto é coordenado pela analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros/ Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CENAP/ICMBio), Lilian Bonjorne de Almeida, para seu estudo de doutorado na State University of New York/ College of Environmental Sciences and Forestry (SUNY/ESF).

De acordo com Lilian, há alguns anos o CENAP/ICMBio teve outro projeto realizado no PESM, coordenado por um dos maiores especialistas em onça-pintada do mundo, o biólogo Peter Crawshaw, tendo como um dos focos registrar a onça-pintada em outros núcleos do parque.

“Na época, apesar de todo o esforço de campo, não foi realizado um registro fotográfico da onça-pintada, considerando-se, então, baixa a densidade da espécie na Serra do Mar. Estamos animados com as surpresas que encontramos ao longo de nossos estudos”, comenta a pesquisadora.

Segundo o biólogo e analista ambiental do CENAP/ICMBio, Henrique Gonçalves, responsável pela instalação da armadilha fotográfica que registrou a onça-pintada, a parceria entre ICMBio e Fundação Florestal é essencial e deve continuar trazendo benefícios para a conservação dos grandes felinos da Serra do Mar.

Refúgios da vida silvestre

Para o diretor executivo da Fundação Florestal, Luis Fernando Rocha, registros como este atestam a importância do trabalho desenvolvido pela Fundação Florestal, por meio de suas Unidades de Conservação.

“O Parque Estadual Serra do Mar é a maior porção contínua de Mata Atlântica no Estado de São Paulo. A proteção deste corredor ecológico favorece a sobrevivência de espécies que necessitam de grandes territórios para transitar, como é o caso dos felinos. Os registros de espécies no PESM, como o gato mourisco, jaguatiricas e onças, além de outros tipos de mamíferos -como antas, queixadas e cotias- tem sido motivo de orgulho para toda a equipe da Fundação Florestal e sinal de que estamos no caminho certo”, comemora o diretor.

Sobre o Núcleo Curucutu

O Núcleo Curucutu do Parque Estadual Serra do Mar tem como principal missão a preservação dos mananciais que atendem tanto a metrópole paulista como a Baixada Santista; além de garantir a integridade física da área. A trilha do Mirante é a principal rota do núcleo, que leva os turistas até os Campos Nebulares, o próprio Mirante de onde se vê do alto algumas cidades da Baixada Santista e a histórica Capela de Santa Rita de Cássia.

Sobre o PESM

Criado em 1977 e ampliado em 2010, o Parque Estadual Serra do Mar (PESM) é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira, até o Paraná.

Suas florestas abrigam e protegem centenas de espécies de aves e outros animais ameaçados, como felinos e primatas. Entre jequitibás, jatobás, uricuranas, canelas, cedros, manacás-da-serra, guanandis, guapuruvus e palmeiras juçara, abrigam-se a onça pintada, onça parda, muriqui, bugio, jaguatirica, anta, paca, guaxinim, lontra, tucano-de-bico-preto, araponga, jacu-açu e centenas de outras aves.

Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de 10 núcleos administrativos: Bertioga, Caraguatatuba, Cunha, Curucutu, Itariru, Itutinga Pilões, Padre Dória, Picinguaba, Santa Virgínia e São Sebastião. Cada núcleo possui suas características, formando um mosaico de paisagens, biodiversidade, interação social e preservação ambiental.

Além de proteger a biodiversidade, um dos principais objetivos do PESM é promover a integração com o meio ambiente, por meio da visitação pública e atividades de educação ambiental, contribuindo para a formação de pessoas mais conscientes em relação ao meio ambiente.

Serviço

Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Curucutu

Estrada da Bela Vista, 7.090 – Parelheiros – São Paulo/SP

Mais informações e agendamento: (11) 5975-2000 / (13) 3422-5657, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Ou escreva para: pesm.curucutu@fflorestal.sp.gov.br

Da Secretaria do Meio Ambiente