Parque da Água Branca terá novo Espaço de Leitura

Espaço de Leitura PraLer terá oito quiosques com acervo composto por livros, revistas e outras publicações

seg, 26/07/2010 - 8h21 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 17h40)

O Governo de São Paulo, por meio do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado (Fussesp), entregou nesta segunda-feira, 26, um novo espaço de leitura na capital. Composto por oito quiosques e um acervo de aproximadamente 800 livros, revistas, entre outras publicações, o Espaço de Leitura PraLer está localizado dentro do Parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo.

O Espaço de Leitura PraLer funcionará de terça a domingo, das 9 às 18 horas. Cada quiosque será decorado com uma cor diferente e terá um tema específico, entre os quais: literatura infantojuvenil, literatura brasileira e estrangeira, poesia, revistas, gibis e artes. A organização prevê um educador para cada quiosque, além de oficinas educativas, visitas monitoradas ao parque, shows musicais e contadores de histórias. As atividades acontecerão do lado de fora dos quiosques.

Quiosque azul: atendimento geral
Quiosque vermelho: poesia
Quiosque laranja: obras infantojuvenis
Quiosque amarelo: literatura brasileira e estrangeira
Quiosque lilás: acervo diverso, com livros de história, meio ambiente, psicologia, educação e culinária
Quiosque preto: revistas e gibis
Quiosque branco: espaço expositivo. A partir da inauguração, receberá a exposição Branca Luz, de artista gráfico Jun Yokoyama

O evento de abertura contou com a participação do governador Alberto Goldman e da presidente do Fussesp e primeira-dama, Deuzeni Goldman; e contou com um pocket show da Banda Mirim e o espetáculo Bichos do Brasil, da Cia. Pia Fraus.

O convênio assinado entre o Fussesp e a Poiesis – Organização Social de Cultura, no último dia 15 de julho, garante à Poiesis a administração do Espaço, bem como a responsabilidade pela realização das atividades culturais e educacionais no novo espaço e pela disponibilização de livros e publicações para consulta dos usuários do Parque.

Programa de Revitalização do Parque da Água Branca

Antes da revitalização, os quiosques do novo espaço de leitura eram locais que abrigavam pássaros e macacos. Por determinação do Ibama, na década de 90, deixaram de ter essa finalidade. O espaço teve seu interior pintado e decorado com pufes, patchworks e outros objetos temáticos. Já no lado externo, as cores dos quiosques foram preservadas, pois o local é tombado pelo Condephaat.

Além de incentivar a leitura, o novo espaço faz parte do Programa de Revitalização do Parque da Água Branca, criado pela presidente do Fussesp com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população de São Paulo nos aspectos culturais, sociais e educacionais.

O Parque possui uma área de aproximadamente 140 mil metros² e vem sofrendo transformações importantes ao longo de sua existência. A recente inauguração do Espaço Cultural Tattersal é outro exemplo dessa revitalização. O espaço, que durante anos abrigou exposições de gado, foi totalmente restaurado para receber apresentações culturais. 

Sobre a Poiesis

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com objetivos de natureza sociocultural, literária, artística e museológica, que administra equipamentos (Museu da Língua Portuguesa, Biblioteca de São Paulo, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida) e programas do Estado relacionados à língua e literatura (Viagem Literária, Mapa da Poesia, São Paulo: um Estado de Leitores e Espaço de Leitura PraLer).

Sobre o Fussesp

O Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) é um órgão do setor público vinculado à Secretaria da Casa Civil. Seu trabalho visa complementar as ações do Governo do Estado de São Paulo. O Fussesp desenvolve programas voltados à educação, saúde, geração de trabalho e renda, lazer, esportes e atividades complementares que possam beneficiar os cidadãos, em especial as crianças, os jovens e os idosos.

Da Fussesp