Ônibus rumo à Baixada Santista poderão utilizar pista da esquerda da Anchieta na serra

Operação deverá entrar em funcionamento a partir do dia 10 de outubro; esquema atende à reivindicação de usuários que pedem maior agilidade no transporte

ter, 24/09/2013 - 20h03 | Do Portal do Governo

O novo esquema de tráfego pelo Sistema Anchieta-Imigrantes para a descida de ônibus à Baixada Santista deverá entrar em funcionamento a partir do dia 10 de outubro. Reunião entre representantes das associações de usuários de ônibus fretados da Baixada Santista, da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), da concessionária Ecovias que administra estas rodovias, e da Polícia Militar Rodoviária na manhã de hoje definiu que a operação será ampliada e valerá para todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos (anteriormente a proposta era adotar operação apenas das 18h às 20h, de segunda a sexta-feira). Na reconfiguração do plano, os ônibus poderão utilizar todos os dias a faixa da esquerda para trafegar no trecho de serra da Rodovia Anchieta, entre o km 40, no entroncamento da interligação com a Imigrantes, até o km 55, no trevo de Cubatão. O esquema deverá agilizar o deslocamento dos ônibus rumo ao litoral e reduzir o tempo de viagem.

Além da ampliação do horário para o novo esquema que está sendo regulamentado através de portaria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), no horário das 18h às 20h, de segunda a sexta-feira, os caminhões serão obrigados a manter fila indiana na faixa da direita. A ultrapassagem de caminhões também estará proibida neste período. A velocidade máxima dos ônibus na faixa da esquerda será mantida em 50 km/h, mesmo limite atual.

As novas medidas atendem à reivindicação de usuários de ônibus, principalmente dos fretados da Baixada Santista e também auxiliará no fluxo da via em horários de pico para todos os usuários, principalmente na organização da chegada do trecho de baixada e eliminando eventuais desconfortos causados pelas recentes obras do Estado.

Haverá um prazo de duas semanas que será utilizado para comunicação dos motoristas sobre as novas regras, do dia 10 ao dia 25 de outubro. Um plano de comunicação que inclui faixas, placas, mensagens, folhetos, ações na imprensa e outras medidas será desenvolvido pela Ecovias. Após este período os motoristas que desrespeitarem as medidas poderão ser multados.

A pista sul da Anchieta receberá 32 novas placas de sinalização, nova pintura de solo e ampliação da estrutura de monitoramento e fiscalização. Os ônibus terão mais rapidez nos deslocamentos até o litoral no trecho de serra, o que vai favorecer diariamente cerca de 10 mil passageiros de 250 ônibus que utilizam este meio de transporte entre o Planalto e a Baixada Santista no final da tarde. Os caminhões devem trafegar somente pela pista da direita na pista descendente da Anchieta, o que irá melhorar a fluidez do tráfego na chegada do trecho de baixada. A nova regulamentação está de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A liberação da faixa da esquerda para os ônibus na pista sul (descendente) da Anchieta é uma medida de curto prazo que está sendo adotada para facilitar o deslocamento dos usuários. A médio prazo há uma série de obras que estão sendo realizadas na Baixada Santista para melhorar o tráfego na chegada ao litoral. Atualmente, o fluxo de veículos coletivos e também de passeio enfrenta problemas na chegada à Baixada Santista, provocados pelo excesso de caminhões que se dirigem ao Porto de Santos para carga e descarga. O Governo do Estado vem promovendo, através do Programa de Concessões Rodoviárias, melhorias na malha no litoral no Sistema Anchieta/Imigrantes.

Também participou da reunião na manhã de hoje o professor da USP de São Carlos, Antonio Carlos Canale, coordenador responsável pelos estudos realizados de 2003 a 2005 e atualizados em 2012 sobre os riscos da descida de veículos pesados pela Rodovia dos Imigrantes. Além de explicar detalhes sobre os ensaios realizados, o professor esclareceu dúvidas dos representantes das associações e reproduziu o ambiente virtual de simulação usado para os testes.

De acordo com o professor, considerando as características de declividade, geometria e distância percorrida, a descida de ônibus pela Imigrantes continua sendo insegura. Ao contrário da Anchieta, que tem geometria em curvas, a Imigrantes é uma rodovia que favorece a aceleração involuntária desse tipo de veículo e, por isso, exige utilização do freio de serviço, prática não recomendada pelas normas de segurança. Além disso, os longos túneis reduzem a dissipação do calor, o que aumenta os riscos em casos de acidentes.

“O ônibus é um veículo que tem alta capacidade de geração de energia e de produção de fumaça. No caso de uma descida na extensão e nas características da Imigrantes, o freio pode chegar a uma temperatura de mais de 350 oC, o que, em um acidente, pode provocar um incêndio de grandes proporções num ambiente confinado, onde a dispersão de calor e fumaça é mais difícil”, explicou Canale.

O grupo comprometeu-se a realizar uma nova reunião no final de novembro para avaliar as medidas e, se necessário, discutir melhorias que possam ser implementadas para o tráfego de ônibus no Sistema Anchieta-Imigrantes.

Obras. As melhorias no entroncamento das rodovias Anchieta, Cônego Domênico Rangoni, Imigrantes e Padre Manoel da Nóbrega, principais rotas de acesso ao Porto de Santos e ao Polo Industrial de Cubatão, permitirão a readequação e ampliação de capacidade de tráfego na região, o que eliminará gargalos e diminuirá os congestionamentos no acesso ao porto. Melhorias beneficiarão mais de 1,6 milhão de pessoas quando estiverem concluídas em 2014.

Os investimentos possibilitarão a remodelação do trevo do km 55 da rodovia Anchieta, com implantação de anel viário interligando as rodovias Anchieta (SP 150), Cônego Domenico Rangoni (SP 55), Imigrantes (SP 160) e Padre Manoel da Nóbrega (SP 55). O novo dispositivo contará com viaduto de aproximadamente 900 metros de extensão com 4 a 5 faixas de rolamento.

A outra obra será a construção de uma 3ª faixa com 16 quilômetros de extensão, sendo 8 quilômetros por sentido, na rodovia Cônego Domenico Rangoni, entre o km 262,750 e o km 269,230, na região do Polo Industrial de Cubatão. A obra irá incluir ampliação de dispositivos do trecho, construção de ciclovia e novas travessias de pedestres. A previsão é que as obras estejam concluídas até setembro de 2014. Ao todo, os investimentos somam R$ 328 milhões. Deverão passar pelo novo trevo cerca de 100 mil veículos por dia, e outros 50 mil na faixa adicional. Há também construção do Viaduto Rubens Paiva, no Jardim casqueiro, em Cubatão.

A entrega das melhorias irá aliviar o tráfego de veículos e reduzir o número de acidentes. Além disso, espera-se criar um ambiente mais favorável para o transporte de mercadorias para o Porto de Santos e o desenvolvimento do Polo Petroquímico de Cubatão.

A longo prazo é necessária a implantação o Ferroanel para retirar grande quantidade de caminhões que ocupam as pistas da Anchieta rumo ao litoral e travam as entradas de Santos e Cubatão. Com a estrada de ferro em operação, o transporte de cargas rumo ao Porto de Santos será retirada – em grande parte – das pistas.