Obras de modernização da CPTM retornam no fim de semana

Não haverá circulação de trens em trechos e horários específicos nas Linhas 7-Rubi [Luz - Francisco Morato - Jundiaí] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana]

sex, 27/09/2013 - 14h40 | Do Portal do Governo

Neste fim de semana, dias 28 e 29 de setembro, não haverá circulação de trens em trechos e horários específicos nas Linhas 7-Rubi [Luz – Francisco Morato – Jundiaí] e 12-Safira [Brás-Calmon Viana], para execução de obras de modernização. Haverá conexão com ônibus para atender o deslocamento dos usuários.

Nas demais linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a operação será feita com maior intervalo entre as composições.

Confira a programação e planeje sua viagem com antecedência:

Linha 7-Rubi [Luz – Francisco Morato – Jundiaí]

Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, os serviços estarão concentrados entre as estações Vila Clarice e Vila Aurora.

Domingo: das 4h à meia-noite, não haverá circulação de trens entre as estações Pirituba e Baltazar Fidélis. Os trens somente irão circular da Luz a Pirituba e de Baltazar Fidélis a Jundiaí. Para o deslocamento no trecho interditado, haverá conexão com ônibus para atender os usuários, com parada de embarque e desembarque nas proximidades da estação Franco da Rocha. As estações Vila Clarice, Vila Aurora, Jaraguá, Perus e Caieiras estarão fechadas. As senhas deverão ser retiradas na área interna das estações.

Linha 8-Diamante [Júlio Prestes – Itapevi]

Domingo: das 8h às 18h, os serviços serão executados no sistema de alimentação elétrica dos trens entre as estações Presidente Altino e Osasco. No mesmo dia, das 9h às 16h haverá obras entre as estações Imperatriz Leopoldina e Domingo de Moraes.

Linha 9-Esmeralda [Grajaú – Osasco]

Sábado e Domingo: das 21h de sábado até a meia-noite de domingo, os serviços serão executados no sistema de rede aérea e nos equipamentos de infraestrutura entre as estações Ceasa e Villa-Lobos-Jaguaré.

Domingo: das 8h às 18h serão realizadas obras de manutenção da via e no sistema de alimentação dos trens entre as estações Villa-Lobos-Jaguaré e Presidente Altino. Para completar a viagem, os usuários serão atendidos pelos trens da Linha 8 – Diamante.

Linha 10-Turquesa [Brás – Rio Grande da Serra]

Domingo: das 8h às 16h, os serviços estarão concentrados na substituição de equipamentos de via na região da estação Capuava.

Linha 11-Coral/Extensão [Guaianazes – Estudantes]

Sábado: das 14h às 18h, os serviços serão realizados no sistema de sinalização de via entre as estações Ferraz de Vasconcelos e Poá.

Sábado e Domingo: das 18h de sábado até meia-noite de domingo, haverá obras para a separação de vias compartilhadas entre os trens da CPTM e os trens de carga da MRS, na região da estação Suzano.

Linha 11-Coral/Expresso Leste [Luz – Guaianazes]

Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, as obras estarão concentradas no sistema de sinalização de via da estação Luz até Guaianazes.

Linha 12-Safira [Brás – Calmon Viana]

Sábado: das 18h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados nos equipamentos de via e no sistema de rede aérea, na região da estação Jardim Helena – Vila Mara.

Domingo: das 4h à meia-noite de domingo, não haverá circulação de trens entre as estações Brás e Itaim Paulista. Os trens irão circular somente da estação Itaim Paulista à Calmon Viana. A opção para os usuários é utilizar a Linha 11-Coral entre as estações Brás e Tatuapé. Para seguir viagem, ônibus gratuitos farão o percurso as estações Tatuapé e Itaim Paulista com parada de embarque e desembarque em São Miguel Paulista. Também haverá ônibus entre as estações Itaim Paulista [Linha 12] e Guaianazes [Linha 11].
As demais estações do trecho: Engenheiro Goulart, USP-Leste, Comendador Ermelino e Jardim Helena – Vila Mara estarão fechadas.

Desafio

A CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros aos finais de semana, feriados e madrugadas.

Em caso de dúvidas ou para informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central de Atendimento ao Usuário, no telefone 0800 0550121.

Da CPTM