No Dia de Campo, Governo de SP entrega equipamentos agrícolas a produtores de Campinas

Ação faz parte do programa “Cidadania no Campo 2030”, criado para promover o desenvolvimento sustentável nas áreas rurais

qui, 12/09/2019 - 13h06 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria e o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, entregaram nesta quinta-feira (12) 20 kits do Patrulha Agrícola para produtores da região de Campinas no Dia de Campo. Os kits incluem um trator, uma semeadeira, um pulverizador e um distribuidor de calcário. Os equipamentos, utilizados para auxiliar os agricultores que trabalham nas culturas de grãos, como milho e soja, foram entregues às prefeituras e poderão ser usados por todos os agricultores da cidade.

Na ocasião, o Governador também assinou o decreto 40.103, que regulariza o programa Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável – Cidadania no Campos, que tem por objetivo incentivar a implementação de ações estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorando a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio paulista, integrando órgãos e entidades da Administração Pública do Estado, dos Municípios e da sociedade civil organizada.

“O agronegócio é prioridade no Governo de São Paulo. Temos viajando pro exterior e trazido investimentos e tecnologia para o campo. Também vamos ampliar os recursos em pesquisa e apoiar o produtor com os programas da Desenvolve SP, para subsidiar investimentos em novas tecnologias e melhorar o resultado do agronegócio paulista”, afirmou Doria.

A ação beneficiará os municípios de Américo de Campos, Areiópolis, Cajobi, Conchas, Espírito Santo do Pinhal, Guaimbê, Guará, Itaí, Itapetininga, Jambeiro, Juquitiba, Mendonça, Mogi Mirim, Paranapanema, Paulicéia, Promissão, São José dos Campos, São Miguel Arcanjo, Taubaté e Teodoro Sampaio.

Os cerca de 800 produtores rurais estiveram presentes no evento, na sede da Fazenda Santa Elisa. No local foram montadas seis estações temáticas, onde os agricultores receberam orientações técnicas e práticas sobre pesquisa, extensão rural e defesa agropecuária de profissionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e de empresas privadas.

Na primeira estação, coordenada pela New Holland, foi realizada uma dinâmica com instruções sobre a operação e calibração dos equipamentos contidos no kit Patrulha Agrícola. Na segunda, os produtores conheceram novas tecnologias para a consolidação do Ciclo Agrícola, apresentadas pela iSilos; na estação seguinte, com a empresa UPL, os produtores aprenderam mais sobre segurança na utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) utilizados na lavoura, e, na quarta, a Trimble, empresa do setor de tecnologia que desenvolve receptores do sistema global de navegação por Satélite e ferramentas de processamento de software, abordou a agricultura de precisão.

A Syngenta, na quinta estação, demonstrou a agricultura do futuro com o programa “Aplique Bem”, do Governo do Estado, que orienta sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas. Na sexta estação, voltada ao trabalho de economia circular e destinação das embalagens de defensivos agrícolas, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) apresentou o Sistema Campo Limpo, do qual a Secretaria é parceira.