No dia de São Miguel Arcanjo, conheça a igreja mais antiga de São Paulo

Construída em 1622, a capela fica ao lado da Estação São Miguel Paulista, na Linha 12-Safira da CPTM

qua, 25/09/2019 - 20h05 | Do Portal do Governo

Você sabia que a mais antiga igreja de São Paulo está localizada em São Miguel Paulista, na zona leste da capital, e fica ao lado da estação que leva o mesmo nome, na Linha 12-Safira da CPTM? E como 29 de setembro, domingo, é o dia de São Miguel Arcanjo, uma visita à capela e a catedral pode ser uma boa opção para o final de semana.

A antiga igreja, que tradicionalmente possui horários de visitação restritos, neste domingo terá a apresentação do tenor Miguel Geraldi, às 16h. O recital será aberto ao público, mas vale lembrar que a capela tem capacidade máxima para 100 pessoas.

Além do espetáculo de música erudita na capela, para celebrar a data também haverá missas na Catedral de São Miguel Paulista, a partir das 7h de domingo. Encerrando as comemorações pelo dia de São Miguel Arcanjo, às 17h acontecerá uma procissão, seguida da última celebração, às 18h. A catedral está próxima à capela e também pode ser acessada pela estação São Miguel Paulista.

A capela de São Miguel Arcanjo, também conhecida como Capela dos Índios, foi construída em 1560 pelo padre José de Anchieta, mas demolida e reconstruída em 1622. Foi um dos primeiros bens tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há 80 anos, e trata-se de uma das poucas igrejas do século 17 a manter suas características iniciais praticamente intactas. O último restauro aconteceu entre 2006 e 2010.

Já a construção da Catedral de São Miguel Arcanjo teve início em 1950 e o santuário foi inaugurado em 1962, próximo à capela. Ambos fazem parte da Diocese de São Miguel Paulista.

Serviço

Capela de São Miguel Arcanjo

Endereço: Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 10 – em frente à Estação São Miguel Paulista, da Linha 12-Safira da CPTM – São Paulo/SP

Da CPTM