MundoGEO e Emplasa promovem maratona inédita de ideias geográficas voltadas para gestão urbana

MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, o maior evento de geoinformação da América Latina, acontece em São Paulo de 7 a 9 de maio

qua, 30/04/2014 - 9h16 | Do Portal do Governo

A Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) estreitou sua parceria com o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014, maior evento de geoinformação da América Latina, e realiza nesta quarta edição o Geo Hackathon, maratona inédita no Brasil que tem como objetivo estimular os participantes a desenvolver soluções inovadoras e criativas para problemas urbanos, a partir do uso de informações geográficas ou espaciais. O foco é a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

O MundoGEO#Connect LatinAmerica, Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais acontece de 7 a 9 de maio de 2014, no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital. Serão quase 30 cursos, seminários, eventos especiais e encontros de profissionais, realizados ao longo de três dias.

A Emplasa, órgão vinculado à Secretaria Estadual da Casa Civil, realiza o Geo Hackathon e participa também de outros dois eventos oferecidos pelo MundoGEO#Connect 2014: o Seminário de Geoinformação, que debaterá sobre projetos do setor público beneficiados pelas geotecnologias, e a Feira de Geomática, que traz as últimas novidades tecnológicas do setor. A Emplasa fará demonstrações de seus sistemas de informação no stand da empresa Geoambiente.

EmplasaGeo na nuvem

Durante o evento, a Emplasa apresentará sua experiência no uso das geotecnologias, com demonstrações de várias de suas aplicações, e comunicará ao público que todos os sistemas de informação disponibilizados on-line pela Empresa foram beneficiados pela tecnologia Google de computação em nuvem e podem ser acessados no Portal EmplasaGeo, no site da Emplasa, em ambiente Web de fácil navegação.

Os sistemas foram desenvolvidos com o apoio da empresa Geoambiente, passando a oferecer aos usuários a visualização de imagens de grande resolução, com ilimitada capacidade de acesso simultâneo. O público da Feira de Geomática poderá acessar esses serviços no stand da Geoambiente com orientação de técnicos da Emplasa.

No Portal EmplasaGeo estão disponíveis: o sistema de gestão de projetos georreferenciados voltados para gestores públicos estaduais, o sistema de visualização e impressão de dados com imagens de alta resolução do Estado de São Paulo, no âmbito do Projeto Mapeia São Paulo, além do premiado EmplasaGeo, sistema de informações úteis ao cidadão, que contem dados estatísticos e informações sobre cultura, patrimônio histórico, utilidade pública e equipamentos de turismo, entre outros. Como novidade, também pode ser acessado o novo – e também premiado – sistema de Unidades de Informações Territorializadas – UITs, que abrange as quatro Regiões Metropolitanas do Estado.

Maratona de Ideias Geográficas

O Geo Hackaton faz parte do MundoGEOXperience – Maratona de Ideias Geográficas, espaço de integração, competição e desenvolvimento de soluções inovadoras para atender às demandas da sociedade. O evento permitirá acesso, de forma inédita, a dados oficiais sobre a RMSP, visando à criação de ferramentas para melhor compreensão e gestão dos problemas urbanos.

Os participantes contarão com dados fornecidos pelo governo e empresas, softwares proprietários ou livres, suporte de universidades e toda a infraestrutura necessária. A Emplasa e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístia (IBGE) disponibilizarão os dados, que serão fornecidos em bancos de dados (Oracle, PostgreSQL) e em formato shapefile.

A participação no Geo Hackathon é gratuita e aberta a estudantes e desenvolvedores das áreas de Ciência da Computação, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Geografia, Design, Arquitetura/Urbanismo, Engenharias, entre outras. Os melhores projetos receberão prêmios especiais no final da maratona.

Para debater sobre os desafios dos projetos envolvendo geotecnologias, no dia 9 de maio, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30, vai acontecer o Seminário Geoinformação no Estado de São Paulo, como parte do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2014. Neste seminário, também realizado em parceria com a Emplasa, gestores públicos, usuários, representantes de empresas e instituições públicas estarão presentes para compartilhar experiências, projetos realizados, novas tecnologias, tendências e aplicações.

MundoGEO#Connect 2014

Quando: 7 a 9 de maio de 2014

Onde: Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569 – Consolação – São Paulo/SP

Inscrições: http://mundogeoconnect.com/2014/opcoes-de-inscricao

Grade de atividades: http://mundogeoconnect.com/2014/grade

A feira de produtos e serviços do evento terá acesso livre, mediante registro antecipado

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou ligue para (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848

Emplasa
(11) 3293 5318