Mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa recebe mais de 70 mil visitantes

Gratuita, Estação da Língua Portuguesa passou por sete cidades do interior e litoral de São Paulo

seg, 10/12/2018 - 12h54 | Do Portal do Governo

A exposição  “Estação da Língua Portuguesa” encerrou sua itinerância pelo Estado no sábado, 1º de dezembro, em Presidente Prudente, com um registro total de público de mais de 70 mil pessoas.

A mostra retomou viagem por São Paulo em fevereiro, quando desembarcou em Tatuí. Em seguida foi a vez de Santos, Rio Claro, Taubaté, São Carlos, Bauru e Presidente Prudente receberem parte do acervo do museu (atualmente em reconstrução).

A Estação da Língua Portuguesa foi projetada para ser desmontada e novamente aberta ao público em outro município em até sete dias, por isso nos últimos nove meses toda a estrutura foi transportada de uma cidade a outra de caminhões. A realização é do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio master é da Sabesp. CCR, Instituto CCR, Vivo, EDENRED Brasil e Ticket, marca do Grupo, também patrocinam a iniciativa, todos por meio da Lei Rouanet. O apoio nas cidades de cada itinerância foi da Prefeitura local.

“O idioma português é um dos nossos maiores patrimônios e o Museu da Língua Portuguesa, com sua itinerância, cumpre sua vocação de divulgá-lo e ajudar a preservá-lo”, afirma o secretário da Cultura do Estado, Romildo Campello.

Em 2018, a itinerância trouxe na bagagem conteúdos novos, que conversam com a museologia contemporânea e com a rica expografia de sons e imagens do Museu da Língua Portuguesa, que apresenta a língua como patrimônio imaterial, viva e dinâmica, além de conteúdos já conhecidos pelo público. “Com o auxílio da interatividade, tecnologia e acessibilidade conseguimos contar a história do nosso idioma de uma forma ainda mais inusitada”, explica o arquiteto e sócio da Arquiprom, Fernando Arouca.

Museu em reconstrução

Em dez anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa recebeu cerca de quatro milhões de visitantes (319 mil destes em ações educativas). Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Com uma narrativa audiovisual e ambientes imersivos, permitiu aos visitantes descobrir novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.

O Museu foi atingido por um incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. A obra está dividida em três etapas: o restauro das fachadas (concluída) e da reconstrução da cobertura do edifício (concluída), o restauro dos pátios e torreões, a obra do interior do prédio. Por último, terá início a instalação da museografia. A previsão de reabertura é 2019.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo, Grupo Itaú e Sabesp e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

Da Secretaria da Cultura