Metrô executa obras na futura estação Oscar Freire neste domingo

Em decorrência das obras, a circulação de trens na Linha 4-Amarela será interrompida entre as estações Faria Lima e Paulista durante todo o dia

sáb, 28/09/2013 - 10h11 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô dará continuidade às obras de implantação da futura estação Oscar Freire, da Linha 4 – Amarela (Butantã-Luz) neste domingo, 29. Os principais serviços previstos para este dia são a concretagem do console, pilares e vigas intermediárias de uma das plataformas de embarque e desembarque que possibilitarão a construção desta plataforma. Em decorrência das obras, a circulação de trens na Linha 4 será interrompida entre as estações Faria Lima e Paulista durante todo o domingo.

A partir da 1 hora de domingo, com o encerramento da operação comercial do sábado (28), operários da Corsán-Corviam, construtora contratada pelo Metrô para executar os serviços de obras civis na futura estação, iniciarão os serviços com previsão de término no final da noite do dia 29, domingo. Essa plataforma, que teve as obras iniciadas em setembro, será concluída em outubro.

As plataformas, quando concluídas totalmente, terão 136 metros de extensão e 5,15 metros de largura cada uma. Essas áreas, assim com as outras na Linha 4-Amarela, a mais moderna linha metroviária em operação na cidade de São Paulo, contarão com piso feito de porcelanato, trilha tátil para facilitar a mobilidade de pessoas com deficiência visual e portas de plataforma para aumentar a segurança nos momentos de embarque e desembarque.

Essa estação faz parte da segunda fase da Linha 4-Amarela e tem previsão de entrega em 2014.

Operação comercial no sistema metroviário no domingo

Durante todo o horário comercial do domingo, das 4h40 à meia-noite, o trecho entre as estações Faria Lima e Paulista ficará sem circulação de trens por causa das obras na futura estação Oscar Freire. Para atender os usuários, a concessionária Via Quatro, que opera a Linha 4-Amarela, acionará o sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) para oferecer transporte complementar aos passageiros no trecho interditado.

Em razão das atividades no trecho entre Paulista e Faria Lima, a operação da estação Pinheiros também terá alteração nos próximos quatro domingos. Os trens irão circular em uma única via durante o horário operacional e, assim, embarque e desembarque serão realizados na mesma plataforma, tanto com destino a Butantã como a Faria Lima.

Os serviços previstos para o domingo, que tipicamente é o dia com menor circulação de usuários no sistema metroviário, não impedirão que os passageiros façam as transferências desejadas entre a Linha 4 e as linhas 1, 2 e 3, respectivamente nas estações Luz, Consolação e República durante o funcionamento do sistema.

Os usuários serão orientados por sinalização em todas as estações da Linha 4-Amarela com cartazes, banners e balcões de informação, mensagens sonoras e veiculação de informações nos monitores do circuito fechado de TV das estações, plataformas e trens.

Do Metrô