Metrô completa 39 anos facilitando a mobilidade urbana em São Paulo

No dia 14 de setembro de 1974, entrou em operação o primeiro trecho do Metrô, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana

seg, 16/09/2013 - 12h12 | Do Portal do Governo

Há 39 anos, no dia 14 de setembro de 1974, a Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô colocava em operação seu primeiro trecho, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana, na antiga Linha Norte-Sul (Linha 1-Azul). Desde então, 23,2 bilhões de passageiros já foram transportados, o equivalente a 115 vezes a população do Brasil, e 423 milhões de km percorridos pelos trens, cerca de 557 viagens de ida e volta à Lua.

Hoje, o sistema metroviário paulista transporta aproximadamente 4,5 milhões de pessoas (incluindo 680 mil da Linha 4-Amarela operada pela ViaQuatro), mais de 50% de todos os passageiros transportados por metrôs e trens em todo o país. São 74,3 km de linhas e 64 estações. Trata-se de um dos sistemas mais utilizados do mundo, com um volume de 61 mil passageiros transportados por dia útil por km de linha. 

E a expectativa é crescer ainda mais, pois, pela primeira vez em sua trajetória, o Metrô realiza quatro obras de expansão simultâneas: a segunda fase da Linha 4-Amarela (Vila Sônia-Luz), o prolongamento da Linha 5-Lilás (Largo 13-Chácara Klabin), além da construção dos monotrilhos da Linha 15-Prata (Ipiranga-Cidade Tiradentes) e Linha 17-Ouro (Jabaquara-Aeroporto de Congonhas-Morumbi). A expectativa é chegar a sete em 2014, com o início das obras da extensão da Linha 2-Verde (Vila Prudente-Dutra), Linha 6-Laranja (Brasilândia-São Joaquim) e 18-Bronze (Tamanduateí-Djalma Dutra). 

O Metrô de São Paulo é reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo. Recebeu em 2012 o prêmio de Melhor Metrô das Américas, concedido por The Metros Awards, a principal premiação do setor metroviário internacional, pelo alto índice de confiança, segurança e regularidade. 

Com um índice de disponibilidade de 99% dos trens nos horários de pico, o Metrô de São Paulo mantém a regularidade de intervalos assegurando aos usuários a confiabilidade na prestação do serviço. Diariamente, são realizadas cerca de 4.600 viagens nas linhas metroviárias paulistas.

História

Fundado como empresa municipal há 44 anos (em 24 de abril de 1968), o Metrô realizou, em setembro de 1972, sua primeira viagem de testes, no pátio Jabaquara. Em janeiro de 1974, foram entregues os dois primeiros trens metroviários fabricados pela indústria nacional, com base no protótipo montado com componentes importados, evidenciando a importância do metrô paulistano para o desenvolvimento da tecnologia de transportes no Brasil.

Em 14 de setembro do mesmo ano, começou a operação comercial do Metrô, inicialmente, com viagens restritas ao trecho Jabaquara-Vila Mariana, das 9 às 13 horas. Em outubro daquele ano, foi inaugurado o Centro de Controle de Operações (CCO), que comanda o funcionamento automático do sistema até hoje. 

Para conhecer um pouco mais sobre a história do Metrô, acesse o Portal Memória ou visite o Centro de Memória (Rua Augusta, 1.626 – Edifício Metro I – Térreo – São Paulo/SP), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, que reúne 150.000 itens dos mais variados tipos. São mais de 100 mil iconográficos (aquarelas, negativos, diapositivos, cromos, ampliações fotográficas e mapas), 1.500 documentos textuais (folhetos, folders, cartazes, convites e matérias jornalísticas), 1.000 horas de material audiovisual (películas, VHS, U-Matic), mais de 100 horas de material sonoro (depoimentos de funcionários e discursos) e objetos tridimensionais (miniaturas, prêmios e moldes).

Do Metrô