Médicos e funcionários do Instituto do Câncer formam coral para celebrar Dia dos Pais

Programação especial começa nesta sexta-feira e inclui cardápio especial, no domingo, para pacientes internados, com pratos da cozinha regional brasileira

qui, 09/08/2012 - 11h22 | Do Portal do Governo

Pacientes em tratamento no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), unidade da rede pública estadual e maior centro de oncologia da América Latina, irão vivenciar momentos especiais em comemoração ao Dia dos Pais.

Nesta sexta-feira, 10 de agosto, a partir das 10h, um grupo de voluntários vai percorrer ambulatórios, unidades de internação e recepções homenageando os pais que estiverem presentes com brindes simbólicos. O principal objetivo da ação é lembrar e comemorar a data mesmo para aqueles que não podem sair do hospital.

Ainda na sexta-feira, às 12h, um grupo de profissionais do Icesp, formado por auxiliares de serviços gerais, auxiliares técnicos de saúde, camareiras, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, administradores hospitalares, coordenadores, técnicos de informática, farmacêuticos e psicólogos, irão deixar seus postos de trabalho para, acompanhados pelo som de um piano de cauda, integrar um coral que cantará músicas populares brasileiras para o público.

Já no domingo, 12 de agosto, o serviço de Nutrição e Dietética do Icesp oferece aos pacientes internados um cardápio especial. A refeição comemorativa terá como tema a cozinha regional brasileira.

Como entrada será servido creme de milho com salsinha e salada de alface, beterraba, cenoura ralada e palmito. Para o prato principal a equipe vai preparar uma vaca atolada (carne em cubos ao molho com mandioca e salsinha picada), acompanhado por arroz Biro-Biro (arroz, ovo picado, batata palha e ervilhas) e suflê de legumes (molho bechamel, parmesão, cenoura, batata, chuchu e brócolis). De sobremesa os pacientes poderão degustar doce de leite com calda de morango.

Além disso, cada um dos pais receberão, como brinde, uma miniplaca de chocolate ao leite com os dizeres “Pai Amigo”. O cardápio especial somente não será servido para pacientes restrições alimentares por recomendação médica ou da equipe de nutrição.

Para Oli Minutti, coordenadora do grupo de Voluntárias do Icesp, esta ação é fundamental para ajudar, inclusive, no tratamento desses pacientes. “Esta é uma importante demonstração de afetuosidade para pessoas que se encontram em um momento delicado. Gestos simples, como estes, ajudam a renovar as esperanças daqueles que vivenciam as dificuldades impostas pela doença”, explica Oli.

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo
Assessoria de Imprensa

(11) 3066-8701 / 8702 / 8707 / 8708 / 8709 / 8712 / 8253 / 8337 / 8064
saudespimprensa@gmail.com
saudeemacao.blogspot.com
twitter.com/saudespimprensa
facebook.com/spsaude
flicker.com/spmaissaude

Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)
Assessoria de Comunicação Social

(11) 3893-2064 / 2065