Maratona Infantil do MIS terá Kombi dos Jogos e Balada Kids neste domingo

Visitantes podem aproveitar inúmeras atrações, entre oficinas, espetáculos, contação de histórias e shows; o evento acontece a partir das 10h, em diversos espaços do Museu, com entrada gratuita

sex, 19/08/2016 - 9h11 | Do Portal do Governo

Todos os meses, o MIS (Museu da Imagem e do Som), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realiza a Maratona Infantil – um dia repleto de atividades voltadas a crianças e suas famílias. Em agosto, os visitantes podem aproveitar as inúmeras atrações – entre oficinas, espetáculos, contação de histórias e shows – que acontecem durante todo este domingo, dia 21. O evento tem entrada gratuita e tem início às 10h, em diversos espaços do Museu.

Como de costume, a Maratona Infantil traz uma série de oficinas lúdicas em sua programação, que envolvem todos os familiares. Uma delas é a Oficina de Zootrópio, com a Matiz Filmes, em quatro horários. Os participantes podem criar seu próprio brinquedo óptico, no qual desenhos no lado interior de um cilindro, olhados através de fendas na sua circunferência, aparecem como uma única figura animada. O participante criará seu próprio zootrópio com materiais simples: papel, caneta, tesoura, cola. Outra opção é a Oficina do fundo do baú, com o grupo Os Geraldos, que acontece às 12h e 14h. A proposta é que filhos, pais e avós – podendo contar com a participação de outros responsáveis – relembrem jogos, cantigas de rodas e trava-línguas, compondo um repertório de brincadeiras que possa contribuir para o desenvolvimento cognitivo da criança, ao mesmo tempo em que a torna mais próxima de seus familiares.

Duas novidades na programação prometem agradar pais e filhos que gostam tanto de dançar quanto de jogar. A Balada Kids, que acontece no segundo andar, em vários horários, é um espaço para crianças dançarem, brincarem e se divertirem com muita música e pinturas faciais com tinta neon (para um efeito divertido na pista de dança). Já na área externa, durante todo o dia, a Kombi dos jogos traz brinquedos tradicionais de diferentes lugares do mundo para toda a família se divertir.

Espetáculos

Os destaques desta edição ficam por conta dos espetáculos Pinocchio, com a Cia Urbana de Teatro (que conta a clássica história do boneco de madeira, criado por Gepetto, que ganha vida e cujo nariz cresce cada vez que conta uma mentira) e Aula Show – A transformação do palhaço, com o Clownbaret – em que palhaças Maria Eugenia e Jurubeba revelam à plateia todos os segredos da arte de ser palhaço (como se preparam, onde e como atuam e sua relações com o público).

Figurinhas

Desde o ano passado, o MIS criou um espaço fixo de Troca de Figurinhas, para que as crianças (e adultos) possam compartilhar suas coleções e trocar suas figurinhas repetidas, dos mais variados álbuns. Além disso, em cada edição da Maratona há distribuição gratuita de um álbum diferente. A atividade acontece na área externa, das 10h às 16h.

Uma feirinha gastronômica completa o passeio do público, que contará com Pipocas Juquinha (pipocas doces e salgadas) e Mini Gulaz (doces). Além disso, o Food Truck da Seara oferecerá aos presentes uma degustação de pratos rápidos.

O MIS segue com a parceria com o Sescoop/SP. A programação não se limitará apenas aos espetáculos, intervenções circenses, contação de histórias e oficinas variadas, mas, também, celebrará o Dia de Cooperar (Dia C) e servirá como ponto de partida para a união de todas as cooperativas paulistas engajadas nesse movimento.

Confira, a seguir, a programação completa da Maratona Infantil de agosto:

10h às 16h – Troca de figurinhas – Área externa
10h às 16h – Intervenções Circenses | Com Carolipa e Bartô – Área externa
10h às 16h – Ateliê de criatividade | Com Núcleo educativo – Sala Educativo
10h às 16h – Kombi dos jogos – Área externa
11h, 13h, 14h e 15h – Oficina de Zootrópio | Com Matiz Filmes – Sala de Interfaces*
11h, 12h, 13h e 15h – Balada Kids – Foyer LabMIS*
11h, 13h e 15h – Contação de histórias | Com Cia Malas Portam – Auditório LabMIS*
11h e 14h – Espetáculo Merenda dos Astros – Área externa
12h e 14h – Oficina Do fundo do baú | Com o grupo Os Geraldos – Foyer MIS*
12h e 16h – Espetáculo Pinocchio | Com A Peste Cia Urbana de Teatro – Auditório MIS*
12h30 e 15h30 – Show Teatral “CANTO, poemas e canções | Com a Cia Le Tempê – Área externa
13h e 15h – Espetáculo Aula Show – A transformação do palhaço | Com Clownbaret – Foyer MIS*

*Retirada de ingresso com 1h de antecedência

Serviço

Maratona Infantil do MIS (Museu da Imagem e do Som) – Agosto

DATA: Domingo, 21 de agosto de 2016

HORÁRIO: 10h às 17h

LOCAL: Área externa do MIS, Auditório LABMIS, Auditório MIS, foyer MIS, sala de interfaces e educativo – Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo/SP

(11) 2117-4777 – www.mis-sp.org.br

INGRESSO: gratuito (algumas atividades exigem retirada de ingressos com uma hora de antecedência na bilheteria)

CLASSIFICAÇÃO: livre

Valet: R$ 18 / Acesso e elevador para cadeirantes / Ar condicionado

Da Secretaria da Cultura