Manual do HC prepara crianças para período de internação

‘Pedrinho no Hospital’ tem como objetivo ajudar pacientes pediátricos a compreender os procedimentos realizados

qua, 05/04/2017 - 9h01 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP lança nesta quarta-feira, 5 de abril, às 10h, um manual lúdico que visa preparar as crianças doentes para o período de internação.

Intitulado “Pedrinho no Hospital”, o material também tem como finalidade ajudar os pacientes pediátricos a compreender os procedimentos realizados enquanto eles estiverem dentro do hospital.

A abertura do evento, que será realizado na Brinquedoteca do Instituto da Criança do HC, ficará por conta dos Doutores da Alegria junto às crianças que puderem se ausentar de seus leitos.

A partir das atividades propostas pelo manual, a criança poderá compreender a importância da pulseira de identificação, o motivo da internação e de eventuais restrições alimentares. Ela vai entender também como o acesso intravenoso será colocado pela enfermeira e qual é o papel qual a atuação dos diversos profissionais com os quais o paciente vai se relacionar.

“O processo de internação e tratamento no hospital pode ser difícil tanto para as crianças como para seus familiares. Por isso, desenvolvemos o manual para auxiliar os pequenos pacientes a compreenderem melhor os procedimentos que serão realizados enquanto aqui estiverem”, comenta Aide Mitie Kudo, coordenadora da Terapia Ocupacional do Instituto da Criança e idealizadora do projeto.

O material, que foi desenvolvido com o apoio do laboratório farmacêutico Sanofi, é personalizado e reúne uma série de atividades lúdicas. “Não se trata de uma revista para o lazer, do brincar pelo brincar apenas, mas sim de um recurso que o terapeuta ocupacional utiliza para auxiliar a criança na ressignificação do cotidiano de forma lúdica e espontânea”, pontua Aide.

Aide explica que o manual não será distribuído a todos os pacientes internados. Será oferecido dependendo da faixa etária e nível de compreensão da criança e também do objetivo que o terapeuta visa atingir. “Por exemplo, um adolescente que já entende o motivo da sua internação e a importância da adesão ao tratamento dispensa o ‘Pedrinho no Hospital’”, afirma.

“Pedrinho no hospital” é uma homenagem ao professor Pedro de Alcântara, fundador do Instituto da Criança.

O Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP fica na rua Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 647, Cerqueira Cesar, zona oeste da cidade de São Paulo.

Da Secretaria da Saúde