Maior cafezal urbano do mundo abre portas para a população vivenciar a colheita do café

O 14º Sabor da Colheita marca o início simbólico da safra do café no Estado de São Paulo

qui, 23/05/2019 - 12h50 | Do Portal do Governo

Os paulistanos poderão vivenciar uma experiência diferente neste sábado (25), quando a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo abrirá as portas do Instituto Biológico para a população colher os grãos maduros dos cerca de 2.000 pés do cafezal urbano do IB, localizado no coração da cidade de São Paulo. É o 14º Sabor da Colheita, que marca o início simbólico da safra do café no Estado de São Paulo, em parceria com a Nestlé.

Os participantes verão o significado prático da jornada de milhares de cafeicultores brasileiros. Todo o processo será orientado por especialistas, para que seja feita a colheita seletiva, retirando com as mãos apenas os grãos bem maduros. O público terá a oportunidade de vivenciar uma experiência única do trabalho que há décadas movimenta a economia paulista.

Os grãos colhidos serão beneficiados, torrados e encaminhados ao Fundo Social de São Paulo. Os participantes poderão também degustar um café-da-manhã tradicional e vários tipos de cafés e biscoitos oferecidos pela Nestlé.

O Instituto Biológico mantém o maior cafezal urbano do mundo. São cerca de 2.000 pés de café em uma área de 10 mil m², localizada na sede do instituto, na Vila Mariana, em São Paulo, a cinco minutos do Parque Ibirapuera. O cafezal é composto pelas variedades Mundo Novo e Catuaí, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico (IAC), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

De acordo com a pesquisadora do IB Harumi Hojo, o cafezal foi formado na década de 1950 e tinha a função de servir de material de pesquisa para os técnicos do Instituto estudarem o controle de pragas agrícolas. “Atualmente, a maior finalidade é didática, histórica e cultural, destinando-se à população que quer conhecer sua história e outras particularidades, como demonstração dos princípios das boas práticas agrícolas”, afirma. As plantas de café compõem o projeto Ciclos Econômicos Agrícolas do IB, juntamente com plantas de pau-brasil, seringueira e cana-de-açúcar.

O 14º Sabor da Colheita é uma iniciativa da Nestlé e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio de ações integradas da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), Câmara Setorial do Café e Instituto Biológico (IB). O evento conta com o apoio do Sindicato da Indústria do Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) e das cooperativas de café do Estado de São Paulo.

Serviço

14º Sabor da Colheita
Data: Sábado, 25 de maio
Horário: 10h30
Local: Instituto Biológico – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252 – Vila Mariana – São Paulo/SP
Entrada gratuita

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado
(11) 5067-0069