Livro gratuito da Secretaria de Agricultura ensina a montar cardápio escolar

“Alimentação Escolar: Promovendo a saúde do futuro” orienta diretores, coordenadores, nutricionistas e merendeiras

seg, 28/01/2019 - 12h12 | Do Portal do Governo

Com a volta às aulas, a preocupação com a alimentação de crianças e adolescentes nas escolas é redobrada. Frutas, legumes e verduras, muitas vezes, são trocados por produtos ultraprocessados, guloseimas e comidas com alto teor calórico. Com o objetivo de auxiliar a equipe multidisciplinar na escolha de alimentos para as merendas escolares e ajudar na educação alimentar dos estudantes, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), lançou o livro “Alimentação Escolar: promovendo a saúde do futuro”, disponível gratuitamente aqui.

A publicação aponta o papel de diferentes profissionais, como diretores, coordenadores, nutricionistas e merendeiras, na contribuição da formação de hábitos alimentares saudáveis. Segundo o livro, o fornecimento de um alimento seguro aos estudantes, a formação de um ambiente propício a melhores escolhas alimentares e a promoção da educação alimentar e nutricional são elementos necessários para atingir a alimentação saudável no ambiente escolar.

O cuidado com o alimento deve existir desde o ato da compra pelas unidades escolares. Portanto, o livro destaca o programa “Edital Paulista”, desenvolvido pelo Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), da Codeagro, que permite a divulgação de Editais de Chamadas Públicas no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destinado à merenda fornecida pelas escolas. Além disso, há tabelas que informam a maior disponibilidade de tubérculos, raízes, verduras, legumes e frutas durante o ano.

O livro traz dicas de como montar um cardápio equilibrado, considerando a qualidade, quantidade, harmonia e adequação, para compor diferentes refeições. “A alimentação escolar, entre outros fatores, deve incluir frutas, legumes e hortaliças, ao menos três vezes por semana, além de suprir 20% das necessidades nutricionais diárias em uma refeição”, afirmou a nutricionista da Codeagro Milene Massaro, responsável pela organização do livro.

Para isso, são sugeridos alguns modelos de cardápios, como o ‘Arroz, creme de abóbora com carne e alface’, e o ‘Talharim com abóbora, frango assado e tangerina’. O livro também traz dicas de como apresentar os alimentos nos pratos e receitas que podem ser preparadas nas escolas.
Essa e outras publicações da Codeagro também estão disponíveis gratuitamente nas livrarias digitais AmazonIssuuItunes e Kobo.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento