IPT e Defesa Civil do Estado identificam áreas de risco em 15 municípios paulistas

Projeto tem como objetivo subsidiar as prefeituras no gerenciamento das áreas de risco sujeitas a deslizamentos de terra e a inundações

ter, 17/09/2019 - 9h39 | Do Portal do Governo

Um novo contrato assinado entre o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Coordenaria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo prevê o mapeamento de áreas de alto e muito alto risco a deslizamentos e inundações em 15 municípios abrangidos no Plano Preventivo de Defesa Civil do Estado. O projeto será realizado pela Seção de Investigações, Riscos e Desastres Naturais do IPT, por meio de visitas técnicas às cidades e posterior organização das informações em mapas, imagens e documentação fotográfica em um Sistema de Informações Geográficas (SIG), a fim de subsidiar o gerenciamento das áreas e estabelecer parâmetros técnicos e sociais.

Os graus considerados seguem o método de Setorização de Risco, o qual “tratará dos setores classificados como de risco alto (R3) e muito alto (R4) dos 15 municípios”, afirma Marcelo Fischer Gramani, pesquisador e coordenador do projeto.

Oito das cidades incluídas no projeto estão localizadas na Região Administrativa de Campinas (Aguaí, Itapira, Itobi, Pinhalzinho, Rio Claro, Santo Antônio do Jardim, Santa Cruz da Conceição e Santa Cruz das Palmeiras) e cinco delas na Região Administrativa de Registro (Cajati, Ilha Comprida, Itariri, Jacupiranga e Juquiá). Os outros dois municípios são Praia Grande e Sarapuí.

Estes municípios foram indicados como prioritários por não terem informações atualizadas sobre riscos de deslizamento e/ou inundações. Desde o início do projeto, em novembro de 2012, 125 cidades do Estado de São Paulo foram mapeadas.

As principais atividades desenvolvidas pelo IPT incluem a pesquisa bibliográfica dos levantamentos de áreas de riscos existentes, a consulta às equipes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil sobre o número de atendimentos efetuados nos locais que serão avaliados, a realização de vistorias de campo para levantamento de indicadores de risco e tipologias dos processos, e a elaboração de documentação fotográfica.

Os dados coletados serão analisados para fundamentar o relatório técnico, que irá conter informações como descrição da área avaliada, delimitação dos setores de risco identificados em imagem de sensores remotos, quantidade de imóveis em risco, quantidade de pessoas em risco, tipologia do processo (deslizamento, inundação, solapamento de margem) e sugestões de intervenções para minimizar ou eliminar os riscos identificados.

Do IPT