Instituto Butantan faz 114 anos com programação especial neste fim de semana

Visitantes poderão acompanhar uma extração de veneno e saber como ele se transforma em soro

sex, 20/02/2015 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Instituto Butantan, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo, comemora 114 anos neste fim de semana, com uma programação cultural especial.

As atividades educativas chamam atenção para a história da instituição e buscam estimular a curiosidade das crianças sobre o universo científico. Por meio de ações interativas, os visitantes poderão conhecer como funciona um laboratório e como é extraído o veneno de uma serpente.

No sábado e domingo, às 10h, acontecerá a atividade “Do Veneno ao Soro”, em que crianças e adultos acompanharão como é feita uma extração de veneno de uma serpente e como ele se transforma em soro. Todas as apresentações acontecerão no Museu Biológico, onde se encontram espécies das principais serpentes brasileiras, aranhas e iguanas.

No Museu de Microbiologia acontecerá a atividade “Laboratório Aberto”. O público poderá observar, através de microscópios e outros equipamentos utilizados em pesquisas, lâminas com células e micro-organismos. Os monitores apresentarão como funciona um laboratório de pesquisa e visualizarão seres microscópicos, como protozoários, além de modelos de vírus e moléculas de DNA. As atividades acontecem nos dias 21 e 22, das 14h às 16h.

No domingo, 22, às 11h, monitores farão um tour com os visitantes por todo o parque, contando um pouco dos 114 anos da instituição e as contribuições e relações com a história da cidade e a evolução da ciência. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas meia hora antes do início da atividade, próximo à bilheteria.

O Instituto Butantan fica na Avenida Vital Brasil, 1.500, na zona oeste da capital. O ingresso custa R$ 6 (com direito a entrada nos três museus da instituição). Estudantes com identificação, crianças até sete anos, idosos e pessoas com deficiência não pagam.

Da Secretaria da Saúde