Inscrição para vestibulinho das Etecs vai até 17 de maio

Neste semestre, os candidatos poderão indicar uma segunda opção de curso ou período no ato da inscrição, desde que sejam oferecidos na mesma unidade

seg, 07/05/2012 - 17h38 | Do Portal do Governo

As inscrições do vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2012 vão até o dia 17 de maio e devem ser feitas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. O exame será no dia 17 de junho. A taxa de inscrição é de R$ 25. Ao todo, serão oferecidas 63.678 vagas em 79 cursos técnicos. Neste semestre, os candidatos poderão indicar uma segunda opção de curso ou período no ato da inscrição, desde que sejam oferecidos na mesma unidade.

Também poderão se inscrever nesse processo seletivo profissionais que já atuam em suas áreas, mas ainda não têm diploma de técnico. Trata-se da Certificação por Competência, que será oferecida em 13 habilitações. As vagas do vestibulinho serão oferecidas em 197 Etecs e 87 classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos em parceria com prefeituras ou empresas, sob a administração de uma Etec). Na modalidade semi-presencial, estarão disponíveis vagas em 61 turmas de 37 Etecs por meio do Telecurso TEC.

Além disso, pelo convênio firmado entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital, serão oferecidas também vagas em 105 escolas estaduais de 67 municípios paulistas e em 21 Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo, com aulas noturnas, ministradas por professores das Etecs.

Novos Cursos

Dos 79 cursos técnicos oferecidos neste processo, três são inéditos: Finanças (nas Etecs Prof. Alfredo de Barros Santos, de Guaratinguetá, e Dra. Maria Augusta Saraiva, da Capital), Legislativo (na Etec Dra. Maria Augusta Saraiva, da Capital) e Portos (na classe descentralizada da Etec Dona Escolástica Rosa).

Para se inscrever, o candidato precisa ter concluído ou estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio regular. Quem já concluiu ou está fazendo o ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, a declaração de que está matriculado a partir do 2º semestre da EJA, ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA, boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou o certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

O Centro Paula Souza tem um Sistema de Pontuação Acrescida que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.

O prazo de inscrição termina às 15 horas do dia 17 de maio.

Do Centro Paula Souza