Inova Educação: inscrições prorrogadas para a formação de professores

Docentes têm até dia 30 para fazer inscrições; a partir de 2020, haverá aulas de Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia na rede estadual

seg, 24/06/2019 - 17h27 | Do Portal do Governo

As inscrições para os cursos de formação do Inova Educação foram prorrogadas até o dia 30 de junho. Os professores da rede estadual de São Paulo interessados em atuar no programa podem se inscrever no portal da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação – EFAPE. O regulamento também está disponível no portal da EFAPE.

Serão 30 horas no total por novo componente (Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia), ministradas no formato de Ensino à Distância (EaD) no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAPE. A participação do professor na formação básica é requisito obrigatório para que os docentes atuem no Inova Educação. A oportunidade é extensiva para o Quadro do Magistério estadual. Os inscritos terão de 16 de julho a 30 de agosto para concluir a formação básica. Os interessados poderão optar por cursar a formação em quantos componentes desejarem.

Os professores das redes municipais também poderão participar dos cursos do Inova. As inscrições serão feitas pelos secretários de Educação dos municípios de São Paulo. Eles deverão indicar os profissionais de cada município interessados em participar do curso e preencher um formulário, disponibilizado pela UNDIME. Podem ser indicados professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, bem como professores do Ensino Médio.

A certificação dos profissionais inscritos na formação será mediante aprovação nas avaliações realizadas nos módulos distribuídos na carga horária total. Esse certificado terá validade para evolução funcional pela via não acadêmica dos servidores e será pré-requisito para atribuição de aulas de Projeto de Vida, Tecnologia e Eletivas na rede estadual.

As aulas de Projeto de Vida, Eletivas e Tecnologia são os novos componentes curriculares das escolas estaduais de São Paulo que estarão em vigor a partir do próximo ano letivo, de maneira integral na rede.

Sobre o Inova Educação

O Inova Educação vai beneficiar todos os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio das escolas estaduais de São Paulo. A partir de 2020, eles terão duas aulas semanais de Projeto de Vida, duas de Eletivas e uma de Tecnologia.

Entre as opções para o componente curricular Eletivas, os alunos terão temas como empreendedorismo, ética e cidadania, olimpíadas de conhecimento, teatro, comunicação não violenta e mediação de conflitos, dentre outros a serem definidos junto à rede.

Além disso, serão disponibilizadas duas aulas semanais de Projeto de Vida, onde os estudantes farão atividades para definirem seus objetivos, planejarem seus rumos futuros e se organizarem para chegar onde querem. As atividades abrangem ética e cidadania, sonhos, projetos na comunidade, mundo do trabalho, vida acadêmica etc.

Por fim, o componente de Tecnologia pretende trabalhar com os estudantes o pensamento computacional, letramento digital e Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação. Será estruturado para ocorrer independentemente do nível de maturidade tecnológica da escola, ou seja, os alunos poderão se beneficiar das descobertas que a tecnologia permite, qualquer que seja a quantidade de computadores, qualidade da conexão à internet ou nível de familiaridade dos professores com as tecnologias digitais. O objetivo é usar a tecnologia como ferramenta para comunicação, criação de projetos e soluções.

Secretaria da Educação 
Assessoria de Comunicação e Imprensa
(11) 2075-4610