Infoáguas facilita acesso a dados sobre qualidade das águas interiores do Estado de SP

Sistema desenvolvido pela CETESB traz dados da Rede de Monitoramento da Qualidade das Águas Interiores do Estado

dom, 30/06/2013 - 14h52 | Do Portal do Governo

Desde a sua criação, em 1974, a Rede de Monitoramento da Qualidade das Águas Interiores do Estado de São Paulo passou por diversos e importantes aperfeiçoamentos. Medindo inicialmente o Índice de Qualidade das Águas – IQA, que reflete principalmente a contaminação dos corpos hídricos decorrente do lançamento de esgotos domésticos, hoje o sistema montado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) se expandiu, aumentando o número de pontos monitorados e também os parâmetros pesquisados.

A CETESB deu, agora, um novo passo com o Infoáguas, que possibilita o gerenciamento dos recursos hídricos e facilita o acesso da população a informações de qualidade em plataforma WEB. Para acessar o sistema, basta entrar no site do Infoáguas.

Desenvolvido com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos – FEHIDRO, o sistema coloca à disposição do interessado dados de monitoramento de qualidade das águas de rios e reservatórios paulistas, desde 1978. Após cadastrar-se no sistema, o usuário poderá fazer consultas de parâmetros e índices de qualidade. Poderá, ainda, visualizar em mapas, os pontos de amostragem, os corpos hídricos, as divisas municipais, os limites da bacia hidrográfica e as rodovias.

Trata-se de uma importante fonte de informações para estudantes, pesquisadores e outros, especialmente para os que atuam na gestão de recursos hídricos, auxiliando no processo decisório de políticas públicas e na avaliação de seus efeitos.

O Infoáguas coloca à disposição dos usuários dados de monitoramento de qualidade dos rios e reservatórios, num total de 356 pontos de amostragem, sendo 163 pontos de amostragem de água da rede básica; 124 pontos de amostragem de água de monitoramento regional; 13 pontos de amostragem de água da rede de monitoramento automático; índices de balneabilidade de 33 praias de reservatórios e rios; e 23 pontos de amostragem da rede de sedimentos. Dezenas de parâmetros são avaliadas em cada um desses pontos de monitoramento.

Da Cetesb