Iamspe inicia terapia inovadora em doenças musculares

Tratamento fisioterápico, disponibilizado no Hospital do Servidor Estadual, acelera a recuperação

qui, 03/04/2014 - 12h31 | Do Portal do Governo

Os servidores públicos estaduais de São Paulo passam a contar com um importante aliado para o tratamento de doenças músculo-esqueléticas, como as dores musculares, as tendinites, as bursites e as artroses de joelhos.

Trata-se da inovadora Terapia Extracorpórea de Ondas de Choque Radiais, recentemente adquirida pelo Iamspe, que passa ser uma das poucas instituições a ter esse tipo de tratamento e a terceira do Governo do Estado a oferecer o tratamento.

O médico fisiatra Andre Tadeu Sugawara, responsável pelo ambulatório de Ondas de Choque do Serviço de Medicina Física do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), explica que é um tratamento de alta tecnologia, com indicações precisas.

Ele destaca que as afecções músculo-esqueléticas são a principal causa de afastamento de trabalhadores e é uma queixa frequente no atendimento de pronto-socorro.

Segundo o médico, a técnica é um grande passo no tratamento das doenças que comprometem nervos, músculos, tendões e também ossos, porque acelera a recuperação, evita o uso de anti-inflamatórios e alta taxa de sucesso em três sessões.

A terapia é indicada quando as sessões de fisioterapia e as medicações não resolvem o problema, quando a cirurgia não for possível ou quando esgotarem opções de tratamento para o caso.

“Podemos citar alguns exemplos, como as dores na planta do pé [esporão], no cotovelo [epicondilite], no ombro e tornozelo, que limitam muito a atividade diária do paciente”, diz o especialista.

Ele lembra ainda que a terapia de Ondas de Choque Radiais foi usada na última Olimpíada de Sochi, na Rússia, em lesões de atletas, com resultados positivos.

O tratamento

“O paciente relata melhora dos sintomas a partir da primeira sessão. O princípio usado é o efeito da onda de pressão nos sistemas biológicos, afirma o médico.

O aparelho trabalha com pequenos choques de pressão no local da dor, melhora a circulação local, estimula a formação de novos vasos sanguíneos e modifica o ambiente inflamatório que causa a dor.

“As contra-indicações para o tratamento por Ondas de Choque são a gestação, as doenças infecciosas ou oncológicas locais, a convulsão, o uso de anticoagulantes ou de marcapasso. Crianças e adolescentes não podem se submeter ao tratamento por estarem em fase de crescimento”, conclui.
Para avaliar a indicação para o tratamento, o paciente deve agendar uma consulta com a equipe de médicos fisiatras do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do HSPE.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe