Iamspe alerta para doenças ginecológicas no verão

Uso de roupas leves e cadeiras de praia podem prevenir infecções, afirma especialista

seg, 27/01/2014 - 17h32 | Do Portal do Governo

No verão, período em que a proliferação de bactérias é maior, doenças que comprometem a saúde íntima da mulher são mais comuns. Por conta disso, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta para as infecções e doenças ginecológicas que ocorrem em períodos de alta temperatura.

O uso de roupas de banho úmidas, o calor em excesso e o suor são fatores que geram bactérias, fungos e protozoários. Dentre as doenças ginecológicas que surgem no verão, destacam- se as vulvovaginites, principalmente a candidíase, além das vulvovaginites virais, em especial as por herpes.

Cada uma delas tem um tratamento específico e medidas gerais de apoio, como, por exemplo, alcalinizar a região genital, no caso de candidíase.

Segundo Reginaldo Guedes, diretor do Serviço de Ginecologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), escolher o tipo correto de vestuário é fundamental para evitar possíveis infecções.

“As roupas devem ser folgadas, de preferência de algodão. Também é aconselhável não usar peças de tecidos sintéticos. Outro cuidado importante é a hidratação oral, com ingestão de pelo menos 2 litros de água por dia, além do uso de preservativos nas relações sexuais”, ressalta.

O médico destaca que o consumo de antibióticos e corticóides (tipos de medicamentos) deve ser cauteloso, por conta de efeitos secundários que podem afetar a flora normal da vagina e selecionar bactérias resistentes e fungos, favorecendo infecções.

Confira algumas dicas de como prevenir doenças ginecológicas no verão:

– Dê preferência a cadeiras de praia em vez de cangas e toalhas;
– Não fique mais de três horas com roupas de banho úmidas ou molhadas;
– Não compartilhe sabonetes, peças íntimas ou toalhas;
– Use roupas mais leves e evite calça jeans justa;
– Use sabonete neutro ou sabonete higiênico íntimo indicado pelo seu ginecologista;
– Não use absorventes de uso diário;
– As condições do mar precisam ser avaliadas antes de entrar na água;
– Lave roupas íntimas com água e sabão e seque-as ao sol.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 130 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Do Iamspe