IAC amplia infraestrutura de armazenamento de dados de pesquisas

Instituto Agronômico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, agora tem seu próprio Data Center

ter, 23/01/2018 - 17h36 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, agora tem seu próprio Data Center, finalizado em novembro de 2017. Com a melhoria na infraestrutura local será possível concentrar dados de forma segura.

O centro de processamento de dados recebeu investimentos de R$ 482 mil, provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP). O local necessitou de planejamento na infraestrutura, que envolve critérios de ambiente, desde a rede elétrica até a refrigeração. A segurança, desempenho e a escalabilidade são os principais ganhos que a nova unidade traz para o IAC, segundo João Paulo de Carvalho e Alan Gomes, servidores responsáveis pela área de informática.

“A nossa infraestrutura ficou mais organizada, relacionada a espaço físico e segurança. Utilizamos das ferramentas do servidor para que tudo ocupe menos espaço para atender a mesma quantidade de clientes, com capacidade para futuras expansões e alta disponibilidade”, avalia.

Até então, o instituto compartilhava a estrutura da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). De acordo os dirigentes do setor, futuras expansões ficarão mais fáceis para o IAC com esse local de uso exclusivo do instituto, assim a APTA também será beneficiada com a mudança dos ativos, visto que o espaço antes utilizado pelo IAC agora estará inteiramente à disposição.

O projeto envolveu planejamento de um ano, com fases de análise e levantamento de informação para a aplicação do plano, concluída em 2017. A migração dos serviços será feita gradativamente para evitar a indisponibilidade eventual de serviços. A expectativa é concluir toda a transferência até fevereiro de 2018.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento