Hospital Geral do Grajaú abre inscrições para curso de cuidadores

Programa é oferecido gratuitamente com o objetivo de preparar acompanhantes de pacientes crônicos ou idosos que necessitem de atenção especial para as atividades básicas

seg, 09/02/2015 - 9h13 | Do Portal do Governo

O Hospital Geral do Grajaú, ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, abriu inscrições para o curso de formação de cuidadores. Realizado desde 2007, a atividade é aberta a familiares, acompanhantes e também moradores da região que desejam desenvolver habilidades em cuidados básicos a pacientes com doenças crônicas, acamados ou idosos. O curso é gratuito e já formou aproximadamente 490 cuidadores.

De acordo com a assistente social do Hospital Geral do Grajaú, Sônia Gomes de Oliveira, é possível se tornar um cuidador tanto um familiar quanto um profissional que tenha interesse em acompanhar um paciente internado ou que já tenha tido alta hospitalar, mas que necessite de cuidados especiais em suas atividades básicas da rotina como higiene pessoal, alimentação e manipulação de medicamentos.

“O curso prepara esse acompanhante para lidar com a rotina de atenção e cuidados e reforça a importância de suprir as necessidades do paciente com muito carinho e paciência. Essa relação, quando desenvolvida de maneira adequada, pode auxiliar na promoção de bem estar desse paciente, ajudando, inclusive, na evolução de seu tratamento médico”, diz a assistente social.

Neste ano, o Programa do Cuidador do Hospital Geral do Grajaú será oferecido em aulas quinzenais, a partir do mês de março, durante o período de cinco meses. As aulas serão ministradas por uma equipe multiprofissional que atua no hospital, composta por enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

O cronograma vai abranger assuntos que vão desde noções básicas de primeiros socorros aos cuidados diários com o paciente como, por exemplo, a higienização das mãos e o conceito de limpeza do ambiente. Padrão nutricional, adaptação de dietas especiais, atenção com a deglutição e administração de dieta por sonda também serão itens apresentados aos voluntários.

Serão oferecidas também discussões sobre a importância da atividade física, exercícios terapêuticos, massagens, além de orientações do manuseio correto de materiais e insumos como traqueostomia e tipos de medicação com horário e dosagens devidamente definidos pelo médico do paciente.

A próxima turma do Programa do Cuidador do Hospital Geral do Grajaú terá início no dia 3 de março. As aulas serão realizadas quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, das 14h às 16h.

Para se inscrever, o voluntário deve procurar o setor de Serviço Social da unidade em dias úteis, das 7h às 19h, e apresentar o documento de identidade e um número de telefone para contato. As vagas são limitadas.

Ao final do curso, cada aluno voluntário recebe um certificado e um CD com o conteúdo resumido apresentado durante as aulas.

O Hospital Geral do Grajaú fica na Rua Francisco Octávio Pacca, 180, na zona sul da capital.

Da Secretaria da Saúde