Hospital das Clínicas focará avanços no Gastrão 2012

Curso de atualização em gastroenterologia é um dos mais importantes da especialidade no país

sex, 08/06/2012 - 14h44 | Do Portal do Governo

De 3 a 6 de julho, acontecerá em São Paulo o 39º Gastrão – Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Transplante de Órgãos do Aparelho Digestivo e Endoscopia, um dos mais importantes da especialidade no país. As inscrições, abertas, podem ser feitas pelo site www.gastrao.com.br.

A promoção é do Departamento de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital das Clínicas da FMUSP.

O evento reunirá especialistas de renome nacional e internacional, como: Brian Jacob, Feza Remzi e Mitchell Posner, dos EUA, Franco Roviello, da Itália, Harushi Udagawa, do Japão, Ítalo Braghetto, do Chile, e Luis Gramática, da Argentina.

Os principais temas em cirurgia do aparelho digestivo, coloproctologia e transplante serão focados, durante os quatro dias, em sessões científicas, com apresentações de pesquisas e resultados da prática clínica e cirúrgica. Vale destacar: Cirurgia bariátrica e metabólica, infecção em cirurgia do aparelho digestivo, farmaconutrição, rumos do tratamento do câncer gástrico, problemas e sintomas pós cirurgia, videocirurgia no câncer, como lidar com nódulos hepáticos, transplantes de órgãos, hérnias da parede abdominal, avanços no tratamento das doenças inflamatórias intestinais e doenças anorretais: novas técnicas de tratamento.

A direção geral é do Dr. Ivan Cecconelo, Professor Titular das Disciplinas de Cirurgia do Aparelho Digestivo e de Coloproctologia e chefe do Departamento de Gastroenterologia da FMUSP e do Professor Titular da Disciplina de Transplante e Cirurgia do Fígado, Luiz Augusto Carneiro D’Albuquerque.

O encontro acontecerá no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600 – Cerqueira César – São Paulo/SP). A programação completa poderá ser conferida no site www.gastrao.com.br.

Do Instituto Central do HC