Hipertensão atinge 70% dos idosos internados no Hospital do Servidor Estadual

Dores no peito, falta de ar, inchaço, fraqueza e tonturas estão entre os sintomas de complicações da doença hipertensiva

ter, 01/04/2014 - 9h13 | Do Portal do Governo

Considerada uma das doenças que mais mata em todo o mundo, a hipertensão atinge, em média, 70% da população idosa internada no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), administrado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe).

O Iamspe atende 10% da população idosa do Estado de São Paulo e 60% dos pacientes internados no HSPE são da terceira idade. Deste montante, 70% sofre de pressão alta, causada pelo consumo excessivo de sal e o sedentarismo, segundo afirma o cardiologista do HSPE, Rui Póvoa.

De acordo com o especialista, a hipertensão, assim como a maioria dos problemas no coração, está principalmente ligada ao estilo de vida. Hábitos como má alimentação, fumo, sedentarismo e o colesterol elevado podem causar ou agravar as doenças cardiovasculares.

A hipertensão é uma doença assintomática, e os sinais só ocorrem quando ela lesa os órgãos-alvo (coração, rins e cérebro). Para o lado do coração ocorre o infarto do miocárdio e a insuficiência cardíaca. Já nos rins causa insuficiência renal e, no cérebro, acidente vascular cerebral (AVC).

Entre os sintomas que podem diagnosticar complicações em órgãos-alvo, devido à hipertensão, estão dores no peito, tonturas, dores de cabeça, visão embaçada, entre outros.

O médico recomenda que todas as pessoas meçam sua pressão pelo menos duas vezes ao ano. “Feito o diagnóstico, o tratamento é simples e efetivo. Com isso, as chances de um infarto do miocárdio diminuem. E, em caso de dores no peito, o paciente deve procurar atendimento médico, principalmente se for fumante e tiver o colesterol elevado”.

Para o especialista, é importante que as pessoas estejam atentas à saúde do coração desde cedo. Segundo ele, é grande o número de crianças hipertensas e obesas. Isso se dá pela má alimentação e pela falta da prática de exercícios físicos. “É importante que os pais incentivem a alimentação saudável dos filhos, livre de sal, frituras e produtos industrializados, além de incentivar que as crianças pratiquem mais esportes e deixem o vídeo game um pouco de lado”, afirma o médico.

Do Iamspe