Governo do Estado presenteia São Paulo com novo espaço dedicado à arte contemporânea

Paço das Artes celebra 50 anos e ganha primeira sede definitiva em casarão histórico de Higienópolis; entrada é gratuita

sáb, 25/01/2020 - 12h07 | Do Portal do Governo

O Governador em exercício Rodrigo Garcia inaugurou neste sábado (25) a sede definitiva do Paço das Artes, museu inteiramente dedicado à arte contemporânea. Aos 50 anos de existência, o espaço abre as portas pela primeira vez em sede definitiva neste 466º aniversário da cidade de São Paulo. Localizado no histórico Casarão Nhonhô Magalhães (entrada pela Rua Albuquerque Lins, 1331), o museu estará aberto a partir das 14h, com entrada gratuita.

“Hoje, no aniversário de São Paulo, a sede definitiva do Paço das Artes é um presente para a cidade. Estamos celebrando a união do poder público com a sociedade civil e o setor produtivo, todos em prol da cultura. O Governador João Doria é um entusiasta da cultura, pois, logo no início do nosso mandato, criou um Conselho de Cultura, com o objetivo de ouvir, discutir, debater e tomar decisões acertadas”, disse Garcia.

O Paço das Artes reúne artes plásticas, artes visuais e multimídia. É o primeiro museu do estado dedicado exclusivamente à arte contemporânea, digital e de obras reprodutíveis. Além do fomento à produção, reflexão e memória da arte, o espaço é considerado a principal incubadora de novos talentos da arte contemporânea brasileira.

“São Paulo ganha mais um espaço cultural de alta qualidade, voltado para a arte contemporânea e focado na ampliação do acesso à cultura”, disse o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

Ao longo de sua história, o Paço das Artes passou por sete diferentes endereços temporários, o último deles um espaço no MIS (Museu da Imagem e do Som). Para abrigar o espaço, a antiga garagem do Casarão de Higienópolis passou por reforma assinada pelo arquiteto Álvaro Razuk, que criou um espaço de ambiente contemporâneo dentro do imóvel tombado pelo patrimônio histórico.

O Paço das Artes também recebe agora as cinco primeiras obras do acervo da instituição, doadas pela artista Regina Silveira, que assina a exposição de inauguração “Limiares”. Esse é o segundo espaço cultural criado pela gestão João Doria – o primeiro foi o MIS Experience, inaugurado em novembro de 2019.

SERVIÇO

Paço das Artes / exposição Limiares
Abertura: 25 de janeiro de 2020, das 14h às 20h
Até 10 de maio de 2020
Paço das Artes
Endereço: Rua Albuquerque Lins, 1331 – Higienópolis
Horário: Terça a sábado, das 10h às 20h | Domingos e feriados, das 12h às 20h
Ingresso gratuito