Governo do Estado investe R$ 15,3 milhões para tratar 100% do esgoto de Capivari

Obras do programa Água Limpa na cidade beneficiarão mais de 57 mil pessoas

seg, 02/09/2013 - 18h45 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta segunda-feira, 2, convênio do programa Água Limpa com a prefeitura de Capivari, no interior de São Paulo, para execução de obras no sistema de saneamento. Juntamente com outros municípios da região de Piracicaba, Capivari também terá 100% da sua carga orgânica doméstica saneada. O convênio visa a construção de uma ETE (estação de tratamento de esgoto) que beneficiará 57,3 mil moradores, previstos para até 2030.

“Nós estamos fazendo uma boa parceria com a prefeitura. Os recursos são do Estado, a fundo perdido e estão ajudando Capivari a se tornar uma cidade 300%: 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado. São poucas as cidades brasileiras que apresentam o saneamento básico universalizado”, afirmou o governador.

O Governo do Estado investe R$ 15,3 milhões no projeto, que faz parte do Programa Água Limpa, voltado ao saneamento dos rios paulistas. As obras, sob responsabilidade do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), incluem a construção da estação de tratamento de esgoto tipo UASB, com reator anaeróbio de fluxo ascendente, duas estações elevatórias, coletor tronco com 2,6 mil metros de extensão e 662 metros de linhas de recalque.

Com a ETE de Capivari, aproximadamente 85 toneladas de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico deixarão de ser lançadas in natura no rio Capivari, o que revitalizará a Bacia Hidrográfica do rio Tietê. A ETE terá também um importante papel como agente de prevenção na saúde, dificultando a disseminação de doenças hídricas.

Além do governador, participaram da solenidade o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, o superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), Alceu Segamarchi Jr., o prefeito da cidade, Rodrigo Abdalla Proença e demais autoridades da região.

Programa Água Limpa

Criado em 2005, por meio de uma ação conjunta da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e da Secretaria da Saúde, o Programa Água Limpa tem como objetivo implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp no Estado de São Paulo.

Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos
(11) 3218-5604 / 5335