Governo do Estado instala câmeras para monitorar marginais de São Paulo

As imagens são acompanhadas 24 horas por policiais militares

sex, 13/09/2013 - 17h22 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo está concluindo a instalação de 82 câmeras de videomonitoramento nas marginais Tietê e Pinheiros, duas das mais importantes vias da capital paulista.

“A gente espera que, até 30 de setembro, as 82 câmeras de vídeo estejam instaladas e operando”, afirmou o governador Geraldo Alckmin nesta sexta-feira, 13. Metade delas já está em operação. São 27 na marginal Tietê e outras 14 na marginal Pinheiros.

O videomonitoramento das marginais agiliza o trabalho dos policiais, além de coibir a prática de crimes como roubos e furtos. Também permite monitorar possíveis fugas de criminosos pelas vias.

As imagens captadas são acompanhadas 24 horas por policiais militares no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que funciona no CPC (Comando de Policiamento da Capital), no bairro da Luz, centro da capital. Atualmente, cada policial é responsável pelo monitoramento de nove câmeras.

Com os equipamentos nas marginais, a cidade de São Paulo passa a ter 353 câmeras monitoradas pela Polícia Militar. O investimento total para a instalação do sistema é de R$ 8,7 milhões.

Videomonitoramento

Além das câmeras nas marginais, São Paulo já conta com 271 câmeras que gravam e transmitem ao vivo imagens de regiões da capital – locais com grande fluxo de pessoas, como a Praça da Sé e a Avenida Paulista, e ruas próximas a estádios.

As câmeras têm movimento e mostram imagens num raio de 360 graus, com alcance de até três quilômetros. As imagens de suspeitos podem ser comparadas às existentes no Fotocrim, banco de dados criminais da PM.

Os equipamentos ainda podem verificar se um objeto permanece parado e por quanto tempo, se há automóvel circulando na contramão ou se está abandonado.

As câmeras permitem verificar as placas dos veículos para efeito de fiscalização e se estão em estado regular ou foram roubados.

Além da capital, há 34 câmeras em operação no município de Aparecida e 32 em Campos do Jordão.

Secretaria da Segurança Pública
(11) 3291-6685