Governo do Estado inaugura novo polo do Projeto Guri em Campinas

Polo Nelson Mandela vai oferecer mais de 90 vagas em cursos gratuitos de música para crianças e jovens

qua, 25/09/2013 - 12h34 | Do Portal do Governo

O Projeto Guri, programa de formação musical do Governo do Estado de São Paulo, vai inaugurar, nesta sexta-feira, 27 de setembro, às 10h, um novo polo no município de Campinas. O Projeto, que esse ano comemora 18 anos de atividades, mantém mais de 410 polos em todo o Estado, sendo 371 no interior e litoral, e 46 na capital e Região Metropolitana, O Projeto Guri é hoje considerado o maior programa sociocultural de formação musical do país, atendendo a cerca de 50 mil crianças e adolescentes por ano.

A inauguração do novo polo em Campinas é resultado de parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, Prefeitura de Campinas e a Associação de Amigos do Projeto Guri (AAPG), organização social responsável pela gestão do programa no interior e litoral.

“O Projeto Guri é um dos programas de maior abrangência geográfica da Secretaria, um grande exemplo do que buscamos realizar seguindo a diretriz de descentralizar e ampliar o acesso à cultura em todas as regiões do Estado”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araujo.

“Levar crianças e adolescentes a conhecer a linguagem dos instrumentos é
uma oportunidade de oferecer a elas a inspiração necessária para sonhar. É
uma forma de completar, na arte, a educação formal que elas recebem na
escola”, destaca Jonas Donizete, prefeito de Campinas.

O Polo Nelson Mandela vai funcionar dentro do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Nelson Mandela e vai oferecer 93 vagas, gratuitas, nos cursos de violão, viola caipira e percussão. As aulas serão oferecidas para crianças e jovens com idades entre 6 a 18 anos no contraturno escolar.

As matrículas começarão logo após a inauguração do polo e o início das aulas está previsto para primeira quinzena de outubro. Os interessados devem comparecer ao local acompanhados pelos pais ou responsáveis, levando RG ou certidão de nascimento, comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar referente ao segundo semestre. Não é preciso ter conhecimento prévio de música, nem realizar testes seletivos.

Atualmente, o Projeto Guri mantém outros quatro polos em funcionamento no município de Campinas, sendo três deles localizados dentro da Fundação Casa. O programa já atende aproximadamente 200 alunos por ano na cidade.

Sobre o Projeto Guri

Mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, desde 1995, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão. Mais de 48 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado de São Paulo.

O Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com cerca de 35 mil guris, são geridos pela Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG), enquanto a gestão das unidades da capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura.

A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.

Serviço

Polo Nelson Mandela (Campinas)
Cras Nelson Mandela – Rua Carmen de Angelis Nicoletti s/nº – Campinas/SP
Horários: quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30

Mais informações: www.cultura.sp.gov.br, www.projetoguri.org.br (polos do interior) e www.gurisantamarcelina.org.br (polos capital)

Secretaria da Cultura 
(11) 2627-8169 / 8166