Governo de SP promove semana estadual de mobilização para recolhimento de pneus usados

Com o lema “Pneu guardado só quem usa é o Aedes”, Governo busca conscientizar a população paulista sobre o descarte correto destes materiais

ter, 07/05/2019 - 17h20 | Do Portal do Governo

De 6 a 17 de maio, as secretarias estaduais de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Saúde promovem mais uma ação para eliminar criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. As pastas estaduais são responsáveis pela divulgação e articulação com os municípios, definidas por meio da Sala Estadual de Coordenação e Controle de Arboviroses de São Paulo.

Cabe às prefeituras organizar o sistema de recolhimento dos pneus. A Reciclanip, entidade gestora do sistema de logística reversa de pneus inservíveis no Brasil, deve ser acionada para fazer a retirada. As cidades que não possuírem convênio com a entidade podem estabelecer parcerias intermunicipais e otimizar a logística de recolhimento.

“Para que esta campanha tenha êxito é preciso o envolvimento da sociedade com uma atitude positiva em disponibilizar os pneus usados que estão nas residências para a coleta pública”, diz o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

De acordo com o Secretário da Saúde, José Henrique Germann Ferreira, “o pneu é um dos criadouros preferenciais do mosquito transmissor devido a sua natureza e condições favoráveis de abrigo e proteção. Precisamos diminuir esses possíveis focos de propagação do Aedes aegypti.”

Os materiais gráficos para a divulgação da campanha de mobilização para a coleta de pneus, incluindo as artes e as fontes, para divulgar nos jornais, sites e redes sociais estão disponíveis aqui.

Para solicitar a coleta de pneus, escreva para o email coleta@reciclanip.org.br ou ligue para (11) 3165-4430. Em caso de dúvida sobre o download, entrar em contato pelo telefone (11) 3133-3808 ou pelo email mariafr@sp.gov.br.

Da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente