Governo de SP participa de reunião do Cosud em SC sobre gestão pública digital

Evento começou na sexta-feira, com grupos de trabalhos de secretários estaduais

sáb, 19/10/2019 - 8h31 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria participa neste momento do 5º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado em Florianópolis (SC), que trata da gestão pública digital e mais simples. A reunião, que começou às 8h deste sábado (19) e segue até as 14h, tem como anfitrião o Governador catarinense Carlos Moisés e conta também com a participação dos governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Júnior (PR), Wilson Witzel (RJ), Romeu Zema (MG) e Renato Casagrande (ES). O objetivo é reunir os responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para a discussão de pautas conjuntas.

O encontro terá palestras do diretor federal de Desburocratização do Ministério da Economia, Geanluca Lorenzon, e do secretário especial de Modernização do Estado na Secretaria Geral da Presidência da República, José Ricardo da Veiga. Lorenzon falará sobre a Lei de Liberdade Econômica e desburocratização, enquanto Veiga vai abordar as oportunidades de sinergia entre governo federal e os governos estaduais com a transformação digital na modernização do Estado Brasileiro.

O evento começou na sexta-feira (18), com 14 grupos de trabalho formados por secretários estaduais, que abordaram os seguintes temas: Fazenda e Planejamento; Desenvolvimento Econômico; Agricultura; Turismo; Inovação, Ciência e Tecnologia; Educação; Meio Ambiente e Infraestrutura; Logística e Transporte; Saúde Pública; Segurança Pública; Gestão e Planejamento; Administração Penitenciária; Controle e Transparência; e Reforma da Previdência.

O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro em Belo Horizonte (MG) dos governadores das regiões Sul e Sudeste, e também teve edições em São Paulo (SP), Gramado (RS) e Vitória (ES).