Governo de SP inaugura em Santo André a primeira Praça da Cidadania do Estado

Iniciativa inédita tem o objetivo de promover a capacitação profissional e geração de renda dentro de comunidades vulneráveis

dom, 27/10/2019 - 15h22 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria participou, neste domingo (27), do lançamento da primeira Praça da Cidadania de São Paulo, em Santo André. O evento também contou com as participações da Primeira-Dama e Presidente do Fussp (Fundo Social de São Paulo), Bia Doria, do idealizador do projeto, Filipe Sabará, do Secretário Executivo da Habitação, Fernando Marangoni, e do Prefeito de Santo André, Paulo Serra.

A iniciativa é inédita e visa beneficiar 30 mil pessoas da região, segundo dados da Prefeitura de Santo André. O objetivo é promover a capacitação profissional e geração de renda dentro de comunidades vulneráveis em todo o Estado.

“Essa é a mais completa e mais bonita praça de Santo André, do ponto de vista de complexidade e de campo de atuação, porque ela educa, ela faz formação profissional, formação em educação física, em cidadania, nos cuidados com a horta urbana. É um exemplo voltado para a defesa da cidadania. Ela é a praça mais bonita e completa de todo o Estado de São Paulo, isso é um orgulho para Santo André”, declarou Doria.

“Essa é a nossa primeira Praça da Cidadania. Nossa meta, no Fundo Social, é descentralizar, tirar do Morumbi, do Parque da Água Branca, e levar para os municípios tudo que o Fundo Social tem para oferecer”, disse Bia Doria.

O local contará com as novas escolas gratuitas de qualificação do Fussp, espaços de apoio ao empreendedor e aprovação de crédito, além de equipamentos tradicionais de uma praça, como quadras poliesportivas, playground e pistas de caminhada.

O início das aulas das Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social está previsto para 25 de novembro. A previsão inicial é de oferta de 609 vagas para a comunidade local.

A Praça da Cidadania começou a ser instalada em agosto deste ano, sob investimento de R$ 3,6 milhões financiados pela iniciativa privada. O projeto executivo foi desenvolvido pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), da Secretaria Estadual da Habitação, que detém a maior parte do terreno do Jardim Santo André e já realiza outras intervenções habitacionais, urbanísticas e sociais na área. O espaço será mantido e administrado por um Conselho Gestor constituído por representantes da comunidade, Fussp, prefeituras e demais órgãos envolvidos.

Os projetos de outros três equipamentos semelhantes já estão em andamento, com previsão de entrega para 2020. Será uma praça na zona leste da capital, em São Miguel Paulista; uma no interior, em Pindamonhangaba, e outra na Baixada Santista, em Cubatão.

Desde abril, o Fussp realiza atividades voltadas à comunidade do entorno da Praça da Cidadania, como aulas de Agrofloresta e a criação de um jardim de chuva.

O projeto da Praça da Cidadania tem como destaque a questão ecológica. Toda a construção do espaço levou em consideração as soluções ambientais, como o uso da bioconstrução e implementação de um biodigestor, jardim de chuva, cisterna, horta social agroecológica e composteira, entre outros.

Árvore Solar

A Praça da Cidadania de Santo André recebeu uma árvore solar, iniciativa da Enel Distribuição São Paulo. A distribuidora vai instalar, no total, cinco árvores solares no espaço. O objetivo da ação é promover o uso consciente e eficiente da energia elétrica.

As palmeiras metálicas, de 3,30 metros de altura, possuem painéis fotovoltaicos e funcionam como pequenas usinas solares. Cada unidade tem potência para 80Wp e cinco entradas USB que podem ser usadas para carregar equipamentos eletrônicos.