Governo de SP garante R$ 1 bi em investimentos e oportunidades de negócios no Japão

Missão Japão encerra com resultados positivos e perspectiva de futuras parcerias a médio e longo prazo

sex, 20/09/2019 - 11h24 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira (20), último dia da missão Japão, o Governador João Doria abriu o seminário Business Opportunities in the State of São Paulo (Oportunidades de Negócios no Estado de São Paulo), e em seguida reuniu-se com representantes de cerca de 20 empresas que desejam ampliar os investimentos em São Paulo e outras que têm interesse em ingressar no mercado paulista. Depois do evento, que aconteceu em Tóquio, na Federação das Indústrias do Japão (Keidaren), Doria fez um balanço da missão.

“Os resultados foram bastante positivos, como em todas as outras missões que realizamos. Conseguimos viabilizar mais investimentos, mais empregos e melhores perspectivas para investimentos futuros, de médio e longo prazo. Destaco aqui, a Toyota, que fará um aporte de R$ 1 bilhão em São Paulo, que será totalmente efetivado até dezembro de 2020. Serão gerados 300 empregos diretos e outros 3 mil indiretos em Sorocaba e Região”, destacou.

O Governador também pontuou a parceria com a NEC Corporation, empresa de tecnologia japonesa, para a implantação de sistema de identificação facial no Metrô e na CPTM. “Vamos dar um salto de qualidade, saindo do bilhete de papel para uma tecnologia mais moderna, que vai reduzir a zero as fraudes e oferecer mais qualidade e rapidez aos usuários.”

Além do interesse no programa de desestatização do Governo de São Paulo, que tem 21 projetos de PPP e concessão em andamento, bancos e investidores japoneses querem participar de projetos na área ambiental, que envolvam preservação. “Nos encontros que tivemos com várias empresas nos foram oferecidos suporte, tecnologia e financiamento, de médio a longo prazo, para projetos na área ambiental. Em especial, para despoluição dos rios Tietê e Pinheiros e para reflorestamento e preservação ambiental”, explicou Doria.

Além do Governador, participaram do seminário os Secretários de Relações Internacionais, Julio Serson; da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles; da Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira; o Presidente da InvestSP, Wilson Mello, o Embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Saboia; e a Conselheira da Embaixada, Cláudia Ishitani.

No período da tarde, último compromisso da viagem, a delegação paulista reuniu-se com Katsuhiro Miyamoto, Vice-presidente da Nippon Steel Corporation, empresa de aço com sede em Tóquio.  Durante o encontro, foram apresentados os Polos de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e a cartela de investimentos disponíveis.

Em maio, o Governo de São Paulo anunciou a criação de 12 polos de desenvolvimento econômico para apoiar empresas que estão ou pretendem se instalar no Estado.  Os polos atuam nos setores de tecnologia; alimentos e bebidas; automotivo; biocombustíveis; couro e calçados; derivados de petróleo e petroquímico; eco florestal; metal-metalúrgico; químico, borracha e plástico; saúde e farmácia; para indústria de papel, celulose e reflorestamento; e têxtil, vestuário e acessórios.