Governo assina acordo de cooperação com maior incubadora chinesa

Pacto vai permitir intercâmbio de startups paulistas para receber treinamento e capacitação em Pequim

ter, 06/08/2019 - 11h28 | Do Portal do Governo

O Governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, assinaram acordo de cooperação técnica com a Innoway, incubadora da Prefeitura de Pequim que integra o distrito de inovação de Zhongguancun, considerado o Vale do Silício chinês.

“Teremos intercâmbio de startups, treinamento e capacitação de gestores de incubadoras e eventos entre os dois países na área de inovação. É São Paulo na dianteira do desenvolvimento tecnológico para competir no mercado global”, comemorou Doria.

Assinatura de acordo de cooperação técnica com a Inno Way, incubadora da Prefeitura de Pequim que integra o Zhongguancun Innovation Street, considerado o Vale do Silício chinês.

A Innoway atua no fomento ao empreendedorismo por meio de uma plataforma global para o intercâmbio de inovação nas áreas de educação, ciência e tecnologia. Pela incubadora chinesa já passaram 2,9 mil startups. O objetivo principal da parceria é desenvolver um programa de residência em que startups brasileiras se hospedem na incubadora chinesa, para adquirir conhecimento, as startups chinesas venham a São Paulo para conhecer o trabalho desenvolvido em São Paulo.

Durante sua estadia no Brasil, as startups chinesas utilizarão o espaço do IPT Open Experience e de alguns parques selecionados no estado. O IPT Open é destinado para empresas de todos os portes e quaisquer setores econômicos que demandem soluções com alta intensidade tecnológica. A meta do programa é gerar novos produtos e soluções inovadoras por meio da conexão entre todos os elos da jornada da inovação em um único local.

Na área de treinamento e capacitação, a troca de experiências também terá via de mão dupla. O Governo de São Paulo vai enviar gestores de incubadoras e parques tecnológicos do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), que engloba a Rede Paulista de Parques Tecnológicos (SPTec), a Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica (RPCITec), a Rede Paulista de Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica (RPITec), para aprendizado sobre portfólio de serviços oferecidos às startups. Também serão realizados eventos e treinamentos conjuntos no Brasil e na China.

Missão China

A Missão China é a quarta missão empresarial de São Paulo no mercado externo e a maior de todas. Em busca de investimentos para o Estado de São Paulo, o Governador João Doria, junto com um grupo de empresários e cinco secretários de Estados (Agricultura e Abastecimento, Desenvolvimento Econômico, Fazenda e Planejamento, Transportes Metropolitanos e Relações Internacionais), desembarcou no dia 5 de agosto, em Pequim onde fica até dia 11, com agenda também nas províncias de Xian e Xangai.

A missão é liderada e foi organizada pela InvestSP, a agência de promoção de exportações e investimentos do Estado de São Paulo.

Além de estimular a geração de negócios para as principais cadeias produtivas do Estado, a Missão China 2019 está levando para empresas e investidores chineses as oportunidades de investimentos disponíveis em São Paulo. São 21 projetos disponíveis, sendo 16 de concessões e 5 de Parcerias Público Privadas, que totalizam R$ 37,6 bilhões em receitas que podem chegar aos cofres de São Paulo.

A Missão China 2019 conta com o apoio e suporte financeiros da AstraZeneca, Bank of Communications, Bank of China, CRRC, LinkLatters, Pinheiro Neto Advogados e PwC.