Governo apresenta em Araraquara o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social

O objetivo é estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar

seg, 21/05/2012 - 13h04 | Do Portal do Governo

O diretor executivo da Fundação Itesp, Marco Pilla, apresentará nesta terça-feira, 22, em Araraquara, o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social – PPAIS. Criado por meio da Lei 14.591, o PPAIS é uma ação que visa estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Com o programa, no mínimo 30% das verbas estaduais destinadas à compra de alimentos deverão ser utilizadas para adquirir produtos oriundos da agricultura familiar, in natura e manufaturados.

Frutas, verduras, legumes e outros alimentos serão utilizados para a produção de refeições em órgãos estaduais como hospitais públicos, presídios, escolas e instituições de amparo social, entre outras. Assim, a agricultura familiar torna-se cada vez mais viável. Como cerca de 70% dos alimentos consumidos pela população brasileira são produzidos por agricultores familiares, é fácil concluir que o PPAIS irá beneficiar muita gente. No Estado de São Paulo, são aproximadamente 150.500 agricultores familiares (agricultores tradicionais, assentados, quilombolas, indígenas e pescadores).

A apresentação do PPAIS em Araraquara será realizada na Tribuna Livre, durante sessão ordinária da Câmara Municipal.

Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo – Itesp

O Itesp atende hoje a 174 assentamentos, com atividades gratuitas de assistência técnica e extensão rural a mais de 10 mil famílias assentadas. A maior parte dos assentamentos está na região do Pontal do Paranapanema. São 108 no total, sendo 95 estaduais e 13 federais, todos assistidos tecnicamente pelo Itesp, somando mais de 5,6 mil famílias.

Serviço

Evento: Apresentação do PPAIS
Data: Terça-feira, 22 de maio de 2012
Horário: 15h
Local: Tribuna Livre da Câmara Municipal – Rua São Bento, 887 – Centro – Araraquara/SP

Da Fundação Itesp