Governador João Doria anuncia investimentos para Barretos

Anúncios são referentes à inclusão do aeroporto Chafei Amsei no programa de privatizações e à implantação da primeira Fatec no município

ter, 08/01/2019 - 21h27 | Do Portal do Governo

Em sua primeira visita oficial ao interior de São Paulo, o governador João Doria autorizou os estudos para a inclusão do Aeroporto Municipal Chafei Amsei no Programa Estadual de Privatização dos Aeroportos do Governo do Estado de São Paulo. Os projetos serão desenvolvidos pela Agência Reguladora de Transportes (Artesp) e pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp).

Os dois órgãos irão elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica do aeroporto, que hoje tem foco na aviação geral (executiva e táxi aéreo). É um importante aeródromo na região de Barretos, já que atende a área de saúde, especialmente pacientes que buscam tratamento no “Hospital de Amor”, o agronegócio e o turismo impulsionado pela Festa do Peão.

“Temos 20 aeroportos que serão repassados à iniciativa privada em regime de concessão. Já orientamos a equipe para preparar a concessão de todos os aeroportos, dentre os quais está o de Barretos”, destaca o governador. “Teremos uma reunião com todos os presidentes das companhias aéreas brasileiras e o presidente da Anac para planejar esse programa, que será desenvolvido em quatro anos. Não é um fato instantâneo e faremos com planejamento”, coloca João Doria.

O aeroporto foi administrado pelo Daesp de 1978 até 2012. Em dezembro de 2012, atendendo solicitação da prefeitura de Barretos, o Daesp, com autorização da Secretaria de Aviação Civil (ANAC), concedeu sua gestão à prefeitura, que ficou responsável por sua administração e manutenção.

O governador anunciou também o recebimento pelo Centro Paula Souza do terreno localizado no Agrotech Park (Parque Agro Tecnológico) para a implantação da primeira Fatec (Faculdade de Tecnologia) no município, um pedido antigo da população. O terreno pertence à prefeitura. A região conta com três Etecs (Escola Técnica Estadual), situadas em Barretos, Bebedouro e Olímpia, e apenas uma Fatec, em Bebedouro.

Ainda na cidade, João Doria participou da cerimônia de abertura do Campori Sul-Americano de Desbravadores, da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Trata-se de um dos maiores eventos já produzidos pela igreja no mundo. Ao longo do evento, seis feiras espalhadas pela cidade oferecerão atendimentos de saúde gratuitos à população com profissionais voluntários. Também haverá grupos de adolescentes trabalhando na pintura de meios-fios e no plantio de árvores.