Governador inaugura unidade do Poupatempo em Ourinhos

39º posto do Estado já está à disposição da população; unidade também oferecerá serviços do novo Detran-SP

seg, 14/04/2014 - 17h11 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta segunda-feira, 14, a 39ª unidade do Poupatempo do Estado, na cidade de Ourinhos, região administrativa de Marília. O posto é o sétimo dentro do Plano de Expansão, elaborado a pedido do governador pela Secretaria de Gestão Pública, e foi entregue à população em menos de um ano de seu anúncio (junho/2013).

“O Poupatempo de Ourinhos está muito bem instalado, no centro da cidade, junto com a nova Ciretran, que vai beneficiar toda a região. Em 40 dias, o posto já realizou 13 mil atendimentos”, informou Alckmin. “O Poupatempo é bastante procurado porque oferece serviço público mais rápido, eficiente, de qualidade e em benefício de toda população”, completou.

Estudos apontam que mais de 270 mil pessoas serão beneficiadas com a instalação da unidade; grande parte residente nos municípios de Campos Novos Paulista, Espírito Santo do Turvo, Ibirarema, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Sarutaiá, Platina, Canitar, Chavantes, Ipaussu, São Pedro do Turvo, Timburi, Fartura, Bernardino de Campos, Piraju, Santa Cruz do Rio Pardo, incluindo Ourinhos.

O grande objetivo da expansão do programa é mais que duplicar a quantidade de postos existentes – 32 antes do Plano – e fazer com que o mesmo chegue cada vez mais perto dos cidadãos.

Serviços

Localizado no centro da cidade, o novo posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. São 645 m² de área total. Todos os serviços comuns a uma unidade do Poupatempo serão oferecidos, tais como a emissão da Carteira de Identidade (RG) e Atestado de Antecedentes Criminais pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); e a Carteira de Trabalho, emitida por intermédio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

O novo Detran.SP estará à disposição para assuntos ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos. Uma das novidades do órgão no local é que aquele que tirar a primeira carteira de motorista não usará mais papel e caneta para fazer o exame teórico, pois esse passará a ser no formato eletrônico.

Os serviços municipais e virtuais, como a Nota Fiscal Paulista, B.O Eletrônico e consultas à Secretaria da Fazenda também estarão disponíveis. Uma unidade bancária no local facilita o cidadão no recolhimento das taxas geradas pelo posto, cuja capacidade de atendimentos pode chegar a 1,3 mil por dia.

Investimento

O investimento é de mais de R$ 2,3 milhões, entre implantação e custeio no primeiro ano. Ele prevê toda parte de infraestrutura lógica, comunicação visual, equipamentos de informática (hardware e software), telecomunicações, treinamento e acompanhamento, entre outros.

Outras unidades

Além de Ourinhos, primeiro posto do Plano inaugurado da Região Administrativa de Marília, outros dois municípios serão contemplados com novas unidades: Assis e Tupã.

Vale lembrar que na cidade de Marília há um posto Poupatempo em funcionamento desde fevereiro de 2011. Mais de 1,2 milhão de atendimentos já foram realizados na unidade (ref.: março de 2014).

Plano de Expansão

O Governo de São Paulo ainda vai entregar mais 32 novas unidades do programa. Das 39 que englobam o Plano de Expansão, 36 delas já foram anunciadas. A previsão é que todas sejam entregues ainda em 2014.

O Plano de Expansão do Poupatempo contempla 13 Regiões Administrativas paulistas e atinge mais de 350 municípios. A expectativa é que cerca de 15 milhões de pessoas sejam beneficiadas e aproximadamente 1,5 mil empregos gerados.

Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 388 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 39 unidades instaladas na Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior.

Serviço

O Poupatempo de Ourinhos funciona na Rua Paraná, 514, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Acesse: www.poupatempoourinhos.com.br.

Secretaria de Gestão Pública
(11) 3218-5382