Governador inaugura unidade do Poupatempo em Itapeva

37º posto do Estado já está à disposição da população; posto oferecerá também serviços do novo Detran-SP

sex, 11/04/2014 - 14h05 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta sexta-feira, 11, mais uma unidade do Poupatempo. Dessa vez, na cidade de Itapeva, que também será beneficiada com os serviços do novo Detran-SP. “Esse é o 37º Poupatempo. Nós estamos expandindo para todas as regiões do Estado e vem junto com a Ciretran, ou seja, é um ganho duplo”, disse o governador Alckmin. “O Poupatempo oferece serviço público mais rápido, eficiente, de qualidade e em benefício de toda população”, ressaltou.

Anunciado exatamente há um ano, Itapeva é o quinto posto dentro do Plano de Expansão, elaborado a pedido do governador Alckmin. A ideia era mais que duplicar a quantidade de postos existentes – 32 antes do plano – e fazer com que o programa chegasse cada vez mais perto dos cidadãos.

Estudos apontam que mais de 300 mil pessoas serão beneficiadas com a instalação da unidade; grande parte residente nos municípios de Taquarivaí, Nova Campina, Ribeirão Branco, Itaberá, Buri, Itararé, Bom Sucesso de Itararé, Guapiara, Ribeirão Grande, Riversul, Coronel Macedo, Apiaí, Barra do Chapéu, Barão de Antonina, Itaóca, Itaporanga, Itapirapuã Paulista e Ribeira, além de Itapeva.

Serviços

Localizado no centro da cidade, o novo posto vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Possui 609 m² e mais 145m² de área de vistoria. Todos os serviços comuns a uma unidade do Poupatempo serão oferecidos, tais como a emissão da Carteira de Identidade (RG) e Atestado de Antecedentes Criminais pelo IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt); e a Carteira de Trabalho, emitida por intermédio da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

O novo Detran-SP estará à disposição para assuntos ligados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a veículos. Uma das novidades do órgão no local é que aquele que tirar a primeira carteira de motorista não usará mais papel e caneta para fazer o exame teórico, pois esse passará a ser no formato eletrônico.

Outros serviços virtuais, como a Nota Fiscal Paulista, B.O Eletrônico e consultas à Secretaria da Fazenda podem ser feitos pelo e-poupatempo. Para acessar a internet, os usuários poderão utilizar os computadores do Acessa SP. A unidade bancária no local facilita o cidadão no recolhimento das taxas geradas pelo posto, cuja capacidade de atendimentos pode chegar a mil por dia.

Investimento

O investimento é de mais de R$ 1,9 milhão, entre implantação e custeio no primeiro ano – uma redução de aproximadamente 13% do valor previsto inicialmente. Ele prevê toda parte de infraestrutura lógica, comunicação visual, equipamentos de informática (hardware e software), telecomunicações, treinamento e acompanhamento, entre outros.

Outras unidades

Além de Itapeva, outros três municípios da região serão contemplados com novas unidades: Avaré, Itapetininga e Itu.

Vale lembrar que nesta região já existem três postos Poupatempo em funcionamento: Botucatu (janeiro de 2011), Sorocaba (novembro de 2011) e Tatuí (dezembro de 2010).

Plano de Expansão

O Governo de São Paulo ainda vai entregar mais 34 novas unidades do programa. Das 39 que englobam o Plano de Expansão, 36 já foram anunciadas. A previsão é que todas sejam entregues ainda em 2014.

O Plano de Expansão do Poupatempo contempla 13 Regiões Administrativas e atinge mais de 350 municípios. A expectativa é que cerca de 15 milhões de pessoas sejam beneficiadas e aproximadamente 1,5 mil empregos gerados.

Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 388 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 37 unidades instaladas na Capital, Grande São Paulo, Litoral e Interior.

Serviço

O Poupatempo de Itapeva funciona na Avenida Mario Covas, 269, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h. Acesse: www.poupatempoitapeva.com.br.

Poupatempo
Assessoria de Imprensa
(11) 3456-8844