Governador assina contratos com o BID para Metrô e despoluição do Tietê

Recurso de mais de US$ 1 bi será usado na expansão da Linha 5 - Lilás e na terceira etapa do programa de despoluição do rio Tietê

sex, 03/09/2010 - 15h17 | Do Portal do Governo

O governador Alberto Goldman assinou nesta sexta-feira, 03 de setembro, em Washington, contratos de financiamento com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de US$ 1.081 bilhão. Os recursos serão investidos na expansão da Linha 5 – Lilás do Metrô (US$ 481 milhões) e na terceira etapa do programa de despoluição do rio Tietê (US$ 600 milhões), por meio da Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp).

No caso do Metrô, os recursos financiarão a parte do projeto que envolve a aquisição e implantação do sistema de telecomunicações e controle de tráfego (CBTC), rede de alimentação elétrica e sistemas auxiliares, além da adequação de 8 trens em operação. A expansão da Linha 5-Lilás, em sua totalidade, abrange a construção de 11,4 km de linhas e 11 novas estações, além da aquisição de 26 novos trens de seis vagões, já equipados com o CBTC, com ar-condicionado, câmeras de vigilância, motores e freios inteligentes. O investimento total nas obras de prolongamento da Linha 5 será de cerca de R$ 5 bilhões.

A extensão da Linha Lilás ligará a estação terminal atual Largo Treze à Chácara Klabin na Linha 2 (Linha Verde). Isso reduzirá em cerca de uma hora o tempo de deslocamento até o centro para usuários de baixa renda da zona sul da cidade. Também facilitará o acesso a oito grandes hospitais, tornando os serviços públicos básicos mais acessíveis a um grupo mais amplo da sociedade. A expectativa é que quando a linha estiver plenamente operacional, em 2013, o número de passageiros da Linha 5 – Lilás aumente mais de cinco vezes, transportando cerca de 640 mil passageiros/dia. A média atual de usuários é de 170 mil diariamente.

Pelo acordo firmado com o BID, a Sabesp aplicará os US$ 600 milhões na expansão da coleta e tratamento de esgotos que são despejados no rio Tietê. Ao todo serão conectadas 200 mil residências ao sistema de esgotos, beneficiando 800 mil pessoas na cidade. Além disso, o financiamento do BID apoiará a construção de coletores-tronco e interceptores e a modernização e construção de várias estações de tratamento de esgotos.

Em ambos os casos, os empréstimos do BID têm prazo de 25 anos e taxa de juros baseada na Libor. Os períodos de carência, no entanto, são distintos: 4 anos e meio no caso do Metrô e 6 anos e meio para a Sabesp. Linha 5 – Lilás Foram iniciadas em agosto de 2009 as obras de prolongamento da Linha 5-Lilás (Capão Redondo-Largo 13) do Metrô, na região de Santo Amaro (Zona Sul), para implantação do trecho Largo 13-Chácara Klabin, com construção inicial da futura estação Adolfo Pinheiro.

A inauguração da estação Adolfo Pinheiro está prevista para 2011. Atualmente, já está em operação um trecho da Linha 5, entre Capão Redondo e Largo Treze. Serão aproximadamente 20 quilômetros de trilhos e 17 estações. Na sequência de Adolfo Pinheiro, as novas estações serão: Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin-Campo Belo, Água Espraiada, Ibirapuera, Moema, Hospital do Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin.

A Linha 5 seguirá pelo centro de Santo Amaro, e prosseguirá pelos eixos das avenidas Adolfo Pinheiro, Santo Amaro e Ibirapuera, continuando pela Rua Pedro de Toledo, atendendo aos bairros de Brooklin, Campo Belo, Ibirapuera, Moema, Vila Clementino, Vila Mariana e Chácara Klabin.

Projeto Tietê

O acordo com o BID prevê contrapartida da Sabesp de US$ 200 milhões. No total, a 3ª fase do Projeto Tietê prevê investimentos de US$ 1,05 bilhão. Esse contrato permitirá que a Sabesp dê continuidade ao programa de ampliação da coleta e tratamento de esgoto da RMSP. As obras da terceira etapa já estão em andamento. Um empréstimo do tipo AB Loan (braço privado do BID), de US$ 87 milhões, possibilitou que a empresa não interrompesse o projeto após o fim da 2ª etapa.

Do Metrô e da Sabesp