Governador Alckmin recebe faixa preta honorária de judô

Durante o evento, foram anunciadas ações do Governo do Estado voltadas ao incentivo da prática da modalidade em todas as regiões paulistas

seg, 04/05/2015 - 20h09 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin, praticante de judô na adolescência, recebeu nesta segunda-feira, 4, a faixa preta honorária das mãos do presidente da Federação Paulista de Judô (FPJ), Alessandro Puglia. Na ocasião, crianças e jovens praticantes do esporte e participantes do programa Centro de Excelência realizaram uma apresentação com direito a randori (simulação de luta), presença de kodanshas (categoria de judocas acima dos faixa preta) e atos em homenagem à modalidade iniciada no Japão. A FPJ confeccionou um quimono especial que foi utilizado pelo governador durante a solenidade. Cerca de 600 participantes prestigiaram o evento, realizado no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes.

“Hoje é um dia feliz porque estamos incluindo a Copa São Paulo de Judô no calendário oficial do Estado de São Paulo, além do lançamento do programa Judô Para Todos”, disse o governador. “Essas ações são importantes para o fortalecimento do esporte, que é importante na formação integral do ser humano. E, quanto mais cedo começar, melhor. Melhor do ponto de vista da educação, da disciplina e do respeito”, ressaltou Alckmin.

No evento, foi anunciada a inclusão da Copa São Paulo de Judô no calendário oficial da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SELJ), competição que engloba praticantes da modalidade em todas as regiões do Estado. Será apresentado também o programa Dojô Social, que pretende disseminar a arte marcial com auxílio na aquisição de materiais necessários para a prática do esporte.

Outra ação que foi anunciada na ocasião é o programa Judô Para Todos, resultado da parceria entre a SELJ e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O objetivo desta ação é incentivar a prática da arte marcial por pessoas com deficiências mentais atendidas pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (Etec) de Esportes, localizada na zona norte da capital.

Mais informações:
Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude
(11) 3241-1356