Governador Alckmin inicia terceira frente do Programa Nascentes em Joanópolis

Nova etapa tem parceria inédita com o consórcio Move São Paulo, responsável pela implantação da linha 6-Laranja do Metrô

qua, 03/06/2015 - 15h57 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou nesta quarta-feira, 3 de junho, a terceira frente de trabalho do Programa Nascentes, em três propriedades particulares, totalizando 10,01 hectares, em Joanópolis. A terceira frente está sendo implantada na Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), uma das regiões prioritárias do programa, por apresentar grande demanda de água para abastecimento público.

“O plantio de mata ciliar é importantíssimo para a recomposição da mata nativa e, por consequência, pela produção de um volume maior de chuva por conta do processo de evapotranspiração. As chuvas fazem com que o nível do lençol freático suba e ajudam na conservação das nascentes, córregos e rios. Enfim, essa ação proporciona uma cadeia de benefícios importantes para a preservação do meio ambiente”, afirmou o governador Alckmin durante o plantio.

O plantio foi iniciado no Sítio Santo Antonio, em área de 4 hectares, abrangendo 6.664 mudas, que vieram do viveiro da Ong Copaíba, de Socorro, e do viveiro da Penitenciária II – Dr. Antonio de Souza Neto, de Sorocaba. Entre as espécies nativas de Mata Atlântica que serão plantadas estão: Aroreira-pimenteira, Sangra-d’água, Pau-cigarra, Tamboril, Ingá, Paineira-rosa, Copaíba, Canafistula, Jatobá, Tapiá, Cedro-rosa, Araucária, Açoita-cavalo, Eritrina, Embaúba e Figueira.

No Sítio Santo Antonio existem duas nascentes que se juntam e abastecem o ribeirão Correnteza, de onde é captada a água, pela Sabesp, para abastecer a cidade de Joanópolis. Na sequência, o ribeirão segue para o ribeirão do Can Can, que por sua vez deságua no Rio da Cachoeira, afluente do Rio Atibaia.

Os recursos para essa terceira frente são fruto de compensação ambiental pela implantação da futura Linha 6-Laranja do Metrô e bancados pela concessionária Move São Paulo, responsável pela construção, operação e manutenção da nova linha (Brasilândia – São Joaquim). A Move São Paulo é a primeira concessionária do setor metroferroviário a participar do Programa Nascentes.

Programa Nascentes

O Programa Nascentes tem a meta de restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos d’água com investimentos públicos e privados. A iniciativa envolve proprietários locais, prefeituras, sindicatos, ONGs, secretarias de Estado, associações e cooperativas, com o intuito de aliar conservação da biodiversidade à qualidade da água.

Inicialmente, as ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes. Nesta etapa, o objetivo é recuperar 4.464 hectares de matas ciliares, uma área equivalente a 5.400 campos de futebol, utilizando 6,3 milhões de mudas de espécies nativas.

O primeiro plantio de mudas aconteceu no dia 20 de março no município de Piracaia, na Bacia Hidrográfica dos rios Piracicaba/Capivari/Jundiaí (Bacia PCJ). Há previsão de que sejam plantadas mudas em 10,22 hectares de áreas ciliares em seis propriedades rurais, próximas da Represa da Cachoeira. A segunda frente foi lançada no dia 30 de abril, em 10 áreas localizadas no reservatório da Usina Hidrelétrica Jaguari, pertencente à CESP (Companhia Energética de São Paulo).

As matas ciliares, dispostas ao longo das margens dos cursos d’água, são importantes porque formam uma interface dinâmica entre os sistemas aquáticos e terrestres, trazendo vários benefícios. Entre eles, a diminuição do escoamento superficial das águas das chuvas, o que acaba minimizando os processos erosivos e favorecendo a conservação dos recursos hídricos.