Governador Alckmin inaugura novos reservatórios de água em Itapecerica da Serra

Novos equipamentos metálicos da Sabesp, com capacidade total de 11 milhões de litros, vão garantir água para cerca de 165 mil pessoas no município

seg, 25/05/2015 - 15h17 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta segunda-feira, 25, dois novos reservatórios metálicos de água construídos pela Sabesp em Itapecerica da Serra. Com investimento de R$ 8,9 milhões, as melhorias ampliam a reservação do município em mais 11 milhões de litros de água, garantindo melhora no abastecimento para cerca de 165 mil pessoas.

“Esses novos reservatórios trazem dois grandes benefícios. O primeiro é um abastecimento melhor e menos vulnerável. Com o reservatório mais próximo do bairro, você consegue manter a regularidade do abastecimento. A segunda vantagem é a redução nas perdas de água, porque quando uma adutora se estende por quilômetros e quilômetros, é necessário muita pressão para que a água chegue nos bairros mais distantes, ocasionando mais perdas”, explicou o governador durante o evento.

Um dos novos reservatórios é o Campestre, com capacidade de 5 milhões de litros de água, que duplica a reservação já existente para a região, beneficiando aproximadamente 105 mil moradores dos bairros Jardim Campestre, Jardim Cinira, Chácara Hitoshi, Jardim Isabel, Jardim Branca Flor, Jardim Valo Velho, Chácara Santa Maria, Parque Paraíso, Jardim Itapecerica, Montesano, Centro, Jardim Virginia, Jardim Nisalves, Jardim Marilú, Parque Delfim Verde, Jardim São Marcos, Olaria e Chácara Lagoa.

O segundo reservatório é o Jacira, com capacidade de armazenamento de 6 milhões de litros de água, beneficiando cerca de 60 mil moradores dos bairros Jardim Jacira, Jardim Horizonte Azul, Jardim Analândia, Jardim São Pedro, Jardim Crispim, Jardim das Oliveiras e Jardim dos Pelúcios.

O reservatório Jacira é do tipo “flex” e segue o princípio de integração de Sistemas de Abastecimento na Região Metropolitana, sendo ligado a três estações de produção de água. Assim, pode receber a água tratada do Sistema Guarapiranga, proveniente da Estação de Tratamento Rodolfo José da Costa e Silva (em Santo Amaro), do Sistema Alto Cotia (em Cotia) e do Sistema Capivari (ETA Embu-Guaçu).

Mais melhorias

Estão em andamento outras obras de melhoria para o abastecimento de água do município e para a redução de perdas. Um terceiro reservatório está em construção na cidade, o Itapecerica – Centro, com capacidade para mais 2,5 milhões de litros.

Outro destaque são as obras na região do bairro Jardim São Pedro, já em andamento, que consistem na implantação de três novos boosters e 2,7 km de novas redes de água de médio porte. Essas obras irão regularizar a oferta de água para o local.

Novos reservatórios

Os equipamentos entregues hoje fazem parte da instalação de 29 reservatórios metálicos, em 16 cidades da Região Metropolitana de São Paulo, que garantirão melhorias na segurança do abastecimento para a população. Os equipamentos têm capacidade total para 235 milhões de litros de água. O investimento é de aproximadamente R$ 169 milhões.

Seis reservatórios já foram inaugurados pelo Governo do Estado: dois na área do sistema de água do Alto da Boa Vista (ABV), um em Franco da Rocha (Vila Santista), um no Capão Redondo (Parque Fernanda), um no Jardim Ângela e um em Diadema (Inamar). Os demais reservatórios têm previsão de conclusão até o final deste ano.

Mais informações:
Sabesp
Assessoria de Imprensa
(11) 3388-8216 / 8313