Governador Alckmin entrega o primeiro AME Mais do Estado

Após obras de adequação e ampliação, ambulatório de Franca ganha Hospital-Dia e passa a realizar cirurgias de média complexidade, tornando-se mais resolutivo

qua, 25/02/2015 - 15h04 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou nesta quarta-feira, 25 de fevereiro, o primeiro AME Mais do Estado de São Paulo, em Franca. O investimento da Secretaria de Estado da Saúde foi de R$ 2,6 milhões em obras e equipamentos para implantação de um Hospital-Dia e um centro cirúrgico do Ambulatório Médico de Especialidades da cidade, que garantirão maior resolutividade no atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Aqui poderão ser realizadas cirurgias ortopédicas, oftalmológicas, vasculares, de hérnia, enquanto as cirurgias maiores continuarão sendo feitas na Santa Casa. No AME Mais o paciente fica internado apenas um dia e vai pra casa”, explicou Alckmin, que também ressaltou a importância da unidade para a região. “O AME Mais vai diminuir a espera para a realização de cirurgias e aliviar a Santa Casa”, completou.

O Hospital-Dia possui três salas cirúrgicas, com capacidade para realizar 200 procedimentos de média complexidade por mês, incluindo cirurgias oftalmológicas, pediátricas, urológicas, ginecológicas, ortopédicas, vasculares, gerais e outras.

Contabilizando as pequenas cirurgias ambulatoriais já realizadas pelo AME, o número de procedimentos chegará a quase 5 mil por ano. Os agendamentos foram iniciados neste mês e as atividades já começam na segunda-feira, dia 2 de março. Para reforçar o corpo clínico, serão contratados mais cinco médicos cirurgiões.

A partir de agora, as gestantes de alto risco residentes nas cidades compreendidas pelos Colegiados de Gestão Regional Alta Anhanguera e Alta Mogiana poderão passar por acompanhamento gestacional no AME Mais Franca, que oferecerá pré-natal e atendimento nutricional e psicológico às futuras mães. Esses colegiados foram priorizados devido à carência de especialistas em obstetrícia de alto risco em seus municípios.

No Hospital-Dia também foram instalados 21 leitos hospitalares de observação, destinados à enfermaria feminina, masculina e infantil, além dos leitos anexos às salas para recuperação pós-anestésica. Com esse serviço, os pacientes poderão receber cuidados médicos programados para cada caso, sem necessidade de permanência prolongada no local.

O novo setor foi instalado no segundo andar do prédio, após uma reforma de adequação do espaço, onde funcionavam setores administrativos e consultórios multidisciplinares voltados ao acompanhamento terapêutico em Psicologia, Fonoaudiologia e Fisioterapia, para os pacientes que requerem cuidados complementares ao tratamento médico.

As atividades administrativas e não médicas foram transferidas para um imóvel anexo ao prédio, doado pela Prefeitura de Franca e revitalizado pelo governo estadual com as devidas autorizações do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), posto que a edificação é tombada. Os dois prédios foram anexados com uma passagem interna, o que ampliou a área do AME em mais de 500 m², totalizando 3.634 m².

O custeio anual do AME para 2015 foi ampliado em 35% na comparação com o ano passado, totalizando R$ 15,2 milhões, o dobro do valor de 2011, ano de inauguração da unidade.

O AME Mais Franca é gerenciado em parceria com a Santa Casa de Franca e oferece atendimento em mais de 30 especialidades a 10 municípios da região, cuja população é superior a 400 mil habitantes.

Realiza, mensalmente, mais de 10 mil consultas médicas e não médicas e 16 mil exames de apoio diagnóstico, além de oferecer atendimento pelos programas Mulheres de Peito (rastreamento do câncer de mama) e Filho que Ama Leva o Pai ao AME (check-up gratuito para homens a partir de 50 anos, no mês de aniversário).

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e, aos sábados, das 7h às 15h. Está localizado na Rua Dr. Alcindo Ribeiro Conrado, 1.395, no centro de Franca.

Mais informações:
Secretaria da Saúde
Assessoria de Imprensa
(11) 3066-8650 / 8705