Fundação Itesp apresenta PPAIS na Rio+20

Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social transforma o Governo do Estado no maior comprador da agricultura familiar

sex, 15/06/2012 - 11h40 | Do Portal do Governo

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, reúne no Rio de Janeiro líderes mundiais, milhares de participantes do setor privado, ONGs e outros grupos, a fim de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável e tratar de assuntos como a redução da pobreza, a implementação da justiça social e a proteção ao meio ambiente.

No sábado, 16, a Fundação Itesp terá papel representativo na Rio+20. O diretor executivo da Fundação, Marco Pilla, apresenta o Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social, o PPAIS. O programa, sancionado pelo governador Geraldo Alckmin em janeiro deste ano, transforma o Governo do Estado de São Paulo no maior comprador da agricultura familiar.

Com o PPAIS, pelo menos 30% das verbas estaduais destinadas à compra de alimentos serão utilizadas para a compra de produtos da agricultura familiar, destinados ao preparo de refeições em hospitais públicos, presídios, escolas públicas e instituições de amparo social, entre outras. Voltado a agricultores familiares tradicionais, assentados, quilombolas, pescadores e indígenas, o PPAIS tem o objetivo de criar um ciclo econômico sustentável, já que com o aumento de renda esses trabalhadores poderão investir mais nas propriedades, trabalhando e expandindo as produções.

O PPAIS proporciona justiça social, igualdade de oportunidades e estímulo aos trabalhadores, melhorando também a qualidade de vida dessas pessoas – cerca de 150 mil agricultores no Estado de São Paulo, responsáveis pela produção de aproximadamente 70% dos alimentos consumidos pela população.

A palestra será realizada no sábado, às 11h, no estande do Governo do Estado de São Paulo, na Rio+20, localizado no Parque dos Atletas, em frente ao RioCentro.

Da Fundação Itesp