Fim de semana terá intervalos maiores entre os trens da CPTM por conta de obras

Linha 9-Esmeralda terá paralisação parcial no sábado e domingo; confira a programação e planeje sua viagem

qui, 10/10/2019 - 19h50 | Do Portal do Governo

Neste fim de semana, dias 12 e 13 de outubro, a Linha 9-Esmeralda voltará a sofrer intervenções por conta das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. Durante toda a operação comercial, não haverá circulação de trens entre Santo Amaro e Berrini. Ônibus do sistema Paese, gratuitos, serão disponibilizados para atender o trecho afetado. Confira a programação e planeje a sua viagem:

Sábado, 12 de outubro

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Durante toda a operação comercial, os trens não irão circular entre as estações Santo Amaro e Berrini por conta das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. O sistema Paese, com ônibus gratuitos, irá atender o trecho interrompido.

Domingo, 13 de outubro

Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)
Durante toda a operação comercial, serão realizadas intervenções no sistema de energia entre Jandira e Itapevi. Das 9h às 18h, os serviços estarão concentrados na via entre as estações General Miguel Costa e Carapicuíba. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos entre Barueri e Itapevi.

Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Durante toda a operação comercial, os trens não irão circular entre as estações Santo Amaro e Berrini por conta das obras da Linha 17-Ouro do Metrô. O sistema Paese, com ônibus gratuitos, irá atender o trecho interrompido.

Além disso, haverá obras de modernização de via e do sistema de energia entre as estações Primavera-Interlagos e Grajaú. Por esse motivo, o intervalo médio entre os trens será de 12 minutos entre Santo Amaro e Grajaú.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)
Das 8h30 às 18h, os serviços serão executados na via nas proximidades da Estação Mauá. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos em toda a linha.

Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)
Durante toda a operação comercial, serão realizadas obras de modernização do sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases. Das 4h às 20h, também haverá obras de modernização na via nas imediações da Estação Suzano. O intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos de Brás a Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Durante toda a operação comercial, os serviços ocorrerão no sistema de energia entre as estações Itaim Paulista e Jardim Romano. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos em toda a linha.

Desafio

Executar as obras de modernização e de manutenção, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio para a CPTM. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas. Estas atividades, entretanto, garantem uma melhor qualidade do serviço oferecido aos três milhões de passageiros que utilizam os 273 quilômetros de linhas da companhia durante os dias úteis.

As equipes da CPTM manterão avisos ao público constantes nos trens e estações sobre os serviços durante o final de semana. Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121. Também é possível saber a situação das linhas no site da CPTM e pelo app da companhia.

Da CPTM