Fatecs têm três cursos novos no Vestibular do 1º semestre de 2019

Processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado para o primeiro semestre de 2019 está com inscrições abertas até 13 de novembro

qua, 31/10/2018 - 14h50 | Do Portal do Governo

O processo seletivo das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) para o primeiro semestre de 2019 está com inscrições abertas até 13 de novembro. Entre as novidades do Vestibular estão três novas graduações e uma nova unidade.

A futura Fatec será implantada em Matão, na Região Central do Estado, polo de desenvolvimento e fabricação de implementos e forte também na produção agrícola e alimentícia. Para atender às demandas do arranjo produtivo local e causar impacto positivo no índice de empregabilidade dos jovens, a Fatec inicia as atividades oferecendo o novo curso superior de Análise de Processos Agroindustriais, com 40 vagas no período da noite.

“Vamos formar um profissional moderno, capaz de construir um banco de dados essencial para tomadas de decisão e que também domine conceitos de manufatura avançada e indústria 4.0”, afirma o coordenador de projetos da Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu) do Centro Paula Souza (CPS), Henrique Barbosa.

O educador explica que um dos diferenciais da nova graduação é a aplicação do sistema dual de educação. Empregado notoriamente em países como Alemanha, Áustria e Suíça, o modelo prevê intensa integração entre a teoria, aprendida em sala de aula, e a prática, desenvolvida dentro de empresas. “Montamos um curso amplo, que abrange áreas como agroindústria, automação industrial, ciência de dados e gestão. Esse contato direto com o setor produtivo será fundamental para que os alunos desenvolvam conhecimentos e habilidades de acordo com a realidade do mercado que os espera depois de formados.”

Avanço no campo

Outro novo curso superior tecnológico é Produção Agropecuária, que começa na Fatec Presidente Prudente. Com base no domínio de conceitos de agronomia e zootecnia, aliado às tendências tecnológicas do setor, os tecnólogos serão capazes promover um desenvolvimento socioeconômico sustentável atuando em pequenas, médias e grandes propriedades.

“O agronegócio é um propulsor importante da economia nacional e ainda tem muito a oferecer”, diz Barbosa. “Por isso é importante formar um profissional capaz de promover o uso de práticas e tecnologias que favoreçam o avanço no campo.”

A Fatec Presidente Prudente oferece 40 vagas no período da manhã para a nova graduação.

ABC e Capital

Um mundo no qual o plástico está presente na fabricação de praticamente todos os produtos industrializados exige um profissional capaz de administrar e atuar em todo o ciclo de produção de produtos feitos do material, do projeto à chegada ao mercado de consumo.

Esse é o perfil do tecnólogo que o novo curso de Desenvolvimento de Produtos Plásticos vai formar. “O desafio do profissional é ganhar familiaridade com áreas muito distintas”, diz André Paschoal, também coordenador de projetos da Cesu. “Ele estuda desde os processos químicos necessários para a manufatura do plástico, até o desenvolvimento criativo de produtos e gerenciamento de pessoas.”

O novo curso será oferecido nas Fatecs Mauá, na Região do ABC (40 vagas, de manhã), e Zona Leste, na Capital (40 vagas, tarde/noite).

  • Saiba mais sobre os 77 cursos das Fatecs aqui.
  • Outras informações sobre o Vestibular para o primeiro semestre de 2019 estão disponíveis na internet.

Do Centro Paula Souza