Fatec Sebrae ensina inovação utilizando jogos de tabuleiro

Alunos começam a criação de seus jogos do zero, como muitas vezes ocorre na montagem de um negócio

qua, 02/10/2019 - 15h26 | Do Portal do Governo

Alunos do curso de Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, localizada no bairro dos Campos Elíseos, na capital, estão criando jogos de tabuleiro para desenvolver o comportamento empreendedor. A iniciativa é parte da disciplina de projeto interdisciplinar I, ministrada no primeiro semestre do curso, com o objetivo de incentivar essa mentalidade a partir do momento em que o estudante inicia seus estudos.

O professor Clayton Cunha, responsável por orientar o desenvolvimento dos jogos, conta que muitos calouros se surpreendem com a proposta. “Os estudantes tomam um susto. Quando chegam, vários deles já têm ideias próprias de negócio e, ao saberem que irão desenvolver um jogo, muitos estranham.”

Esse estranhamento inicial, porém, dá espaço a ideias inovadoras de jogos, em um processo relacionado com o universo do empreendedorismo. Os alunos têm a oportunidade de enfrentar o desafio da criação de um projeto, levando em consideração um cenário real: começar do zero e com pouco conhecimento do que deverá ser produzido. “Um dos grandes desafios é fazer com que os estudantes entendam que, para empreender, podemos utilizar também o conhecimento e a metodologia científica”, completa Clayton.

Aprendizado contínuo

O projeto dos jogos de tabuleiro é dividido em duas etapas. Na primeira, os alunos não pensam no resultado final do jogo, focando apenas em escolher um público-alvo e estudar os consumidores utilizando a metodologia científica, estabelecendo aspectos psicológicos, pedagógicos e sociais. A partir desses estudos, na segunda etapa, os participantes passam a criar o jogo em si, desenvolvendo uma explicação detalhada das regras e mecânica do projeto.

O resultado é a criação de jogos inovadoresfocados em diversos públicos e objetivos. Desde o ano passado, algumas dessas propostas estão disponíveis para download no site da Fatec Sebrae. Na página, é possível baixar tabuleiros, cartas, peças e instruções para diferentes jogos. Confira alguns exemplos:

Desafios do Vestibular
É um jogo com perguntas sobre matérias cobradas nos vestibulares. As respostas corretas levam à evolução dos personagens. Cada jogador deve passar pelos centros espalhados pelo tabuleiro, testar seus conhecimentos e conquistar habilidades que o levarão à Reitoria, onde haverá um último teste antes da vitória.

A Vida do Empreendedor
Voltado para adultos e adolescentes, por meio de oportunidades, reveses e investimentos, o jogo mostra os desafios enfrentados por aqueles que optam por criar seu próprio negócio.

Cruz Mania
Jogo para pessoas com idades entre 60 e 70 anos, busca instigar os participantes a pesquisar sobre novas culturas e costumes, os principais pontos turísticos de diferentes países e incentivar a prática de exercícios leves, promovendo a convivência com familiares e amigos.

Do Centro Paula Souza