Exposição nos terminais metropolitanos divulga o artesanato paulista

O evento faz parte da comemoração dos 15 anos do Programa Arte nos Terminais da EMTU/SP

qui, 23/08/2012 - 12h22 | Do Portal do Governo

A partir do dia 30 de agosto, os Terminais Metropolitanos de Cotia e do ABC receberão a Exposição Itinerante “Expressões do Artesanato Paulista”, em comemoração ao aniversário do Programa Arte nos Terminais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU/SP, que neste mês completa 15 anos.

A mostra é resultado da parceria entre a EMTU/SP e a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), autarquia vinculada à Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho – Sert. O intuito é levar a beleza do artesanato aos usuários de transporte público, que em seu dia-a-dia frenético têm pouco contato com a cultura e a arte.

“Expressões do Artesanato Paulista” destaca em fotos o trabalho de 10 artistas do Estado de São Paulo que utilizam técnicas variadas, como o trançado, moldagem, entrelaçamento, recorte, marcenaria, entalhe e pintura artística. Os trabalhos foram inspirados em diversos temas ligados à regionalidade brasileira e paulista como esporte, folclore, religiosidade, natureza, entre outros. As fotografias são de Ronaldo Paixão e Kleber Vicente.

Sutaco

Criada em 1975, a Sutaco tem a missão de preservar, desenvolver e promover o artesanato feito no Estado, oferecendo oportunidades de geração de renda aos artesãos e de desenvolvimento econômico, social e ambiental, além de despertar a consciência para que a produção artesanal tenha qualidade e design diferenciado.

O artesão interessado em se credenciar na Sutaco pode obter mais informações no site www.sutaco.sp.gov.br.

Arte nos Terminais

Neste mês, o Arte nos Terminais completa 15 anos e diversos eventos estão agendados para comemorar o aniversário do programa, que fez dos terminais de integração do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus – Jabaquara) o palco para diversas manifestações artísticas, como música, teatro, dança e exposições. No ano passado, o programa foi estendido para o Terminal Prefeito Magalhães Teixeira, em Campinas, e em 2012 chegou ao Terminal Cotia e ao recém inaugurado Taboão, em Guarulhos.

Serviço

Exposição Expressões Do Artesanato Paulista

Datas e Locais:

De 30/08 a 05/09
Terminal Metropolitano de Cotia – Rua Katar Name, nº 151 – Vila Mont Serrat – Cotia/SP

De 06/09 a 12/09
Terminal Metropolitano Diadema – Av. Conceição, 7.000 – Parque Mamede – Diadema/SP

De 13/09 a 19/09
Terminal Metropolitano Jabaquara – Av. Eng.º Armando de Arruda Pereira (entre a Rua dos Comerciários e a Rua Nelson Fernandes) – Jabaquara – São Paulo/SP

De 20 a 26/09
Terminal Metropolitano de Santo André – Rua Visconde de Taunay, s/nº – Santo André/SP

Da EMTU/SP