Ex-aluno da Etec Zona Leste abre cursinho pré-vestibular gratuito

Entre 2013 e 2015, Bruno Correia foi aluno do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual

qui, 23/02/2017 - 17h39 | Do Portal do Governo

Bruno Correia, de 18 anos, estudou em escolas públicas durante toda sua formação. Entre 2013 e 2015, foi aluno do curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) da Zona Leste, na capital. Quando começou a fazer planos para entrar em um curso superior, decidiu fazer um cursinho preparatório, mas não tinha condições financeiras para pagar um particular. Foi então que surgiu a oportunidade de se inscrever em um cursinho comunitário, no qual os professores eram voluntários.

“Mais do que um reforço para prestar vestibular, o cursinho me trouxe parâmetros das dificuldades financeiras que enfrentamos, de que não estava sozinho, de que esse problema não era exclusividade minha. Passei a ter consciência do meu papel e daqueles jovens na sociedade”, reflete Bruno.

O estudante passou no vestibular e hoje está no 3º semestre do curso de História na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Como forma de retribuir o auxílio que recebeu para conquistar uma vaga em uma universidade pública, ele decidiu montar o Cursinho Popular Professora Leila Regina, que começou a funcionar no segundo semestre de 2016. Com 35 professores voluntários, hoje conta com 135 alunos matriculados. “É muito gratificante poder ajudar esses jovens e saber que alguns deles já estão em boas universidades”, comemora Bruno.

Homenagem

O cursinho leva o nome de Leila Regina de Souza, docente da Etec Zona Leste falecida em 2014. “Ela foi minha professora de filosofia em 2013, logo que ingressei na Etec. Fazia atividades diferenciadas, estimulava nossa leitura e vocabulário e nos inspirava a evoluir como seres humanos”, lembra Bruno.

Ele conta que a importância da Etec ultrapassou a vida acadêmica. “Os professores construíram o ser humano que sou hoje e têm uma influência enorme na criação desse cursinho. Assim como eles me inspiraram e me deram consciência da sociedade, espero fazer o mesmo pelos nossos alunos”, projeta Bruno, que além de coordenar o projeto é responsável pelas aulas de história.

Informações

O Cursinho Popular Professora Leila Regina funciona no Centro Educacional Unificado (CEU) Vila
Curuçá. O processo seletivo é anual, mas a cada dois meses são abertas inscrições para vagas remanescentes. Os interessados podem se informar pela página do cursinho no Facebook.

Do Centro Paula Souza